O Centro de Atenção Psicossocial de Anchieta (Caps) está funcionando em novo endereço, no bairro Guanabara, no prédio onde já funciona o Caps Álcool e Drogas (Caps AD). Os usuários do Caps e do Caps AD estão sendo atendidos no mesmo imóvel com acolhimento diferenciado. E para humanizar ainda mais o atendimento, foi definido novos horários para dispensação de medicamentos psicotrópicos.
A partir da próxima segunda (09) os usuários do Caps poderão retirar seus medicamentos pela manhã na nova unidade, no bairro Guanabara, e à tarde, na Farmácia Básica Municipal, no centro da cidade (ao lado da agência dos Banestes). A medida foi definida após assembleia com os usuários da unidade.
Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, a entrega aos pacientes de medicamentos psicotrópico só pode ser realizada por um farmacêutico especializado. Desta forma, o profissional irá atender nos dois locais, em turnos diferentes.
Manhã – (7h às 11h) – Caps, no bairro Guanabara;
Tarde – (12h30 às 15h30) – Farmácia Básica Municipal – Centro da cidade.
Motivo da mudança do Caps
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a mudança de local se baseia no fato de Anchieta possuir uma estrutura de Caps Alcool e Drogas – que tem a capacidade de atender cidades com população superior a 70 mil habitantes – mas vem atendendo um público pequeno. Com a mudança, o município terá ainda a possibilidade de receber recursos vindos do governo federal, especificamente para atendimento no Caps para ajudar manter o serviço.
Outro fator levado em consideração foi a possibilidade de desocupar um imóvel próprio da municipalidade, onde funcionada o Caps, no bairro Justiça II, e ceder espaço para outros setores da Semus, que hoje funcionam em prédios alugados, gerando assim mais economia aos cofres públicos.
Com relação à distância, a Secretaria de Saúde informou que já existem linhas do transporte municipal urbano realizando paradas em frente à unidade, no bairro Guanabara.