Em comemoração ao “Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva”, Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação realizará no próximo dia 13 de abril do ano vigente, uma passeata, saindo pontualmente às 07h30 da EMEF “Narciso Araújo”, com destino ao Centro de Convivência localizado no bairro Jardim Paulista.
A passeata seguirá até o Centro de Convivência da Vila do Itapemirim, onde haverá uma programação voltada para os professores de apoio à docência e com os supervisores especialistas em educação, que atuem na modalidade da Educação Especial nas instituições de ensino deste município.
O objetivo principal da passeata é conscientizar a população, políticos, comerciantes e principalmente os educadores, modificando a história vinculada às transformações nas políticas públicas de Educação Especial e aos avanços nos direitos humanos das pessoas com necessidades especiais. Nunca foi tão importante na história lutarmos pela Educação Inclusiva porque nunca foi tão necessário investir na formação de novas gerações capazes de conviver prezando a equidade e o reconhecimento da alteridade e, com isso, o respeito às diferenças e a garantia do direito à participação social.
Se o futuro do país depende da Educação, não é exagero afirmar que depende da incorporação da inclusão como um princípio de todo projeto pedagógico. Essa é segunda Conferência da Luta pela Educação Inclusiva.
Programação do evento:
- Matutino: 07:30hs (PASSEATA), saindo da EMEF “Narciso Araújo”, com destino ao Centro de Convivência localizado no bairro Jardim Paulista com o público mencionado acima (Palestrante: Magali Paraguassú Posse).
- Vespertino: 13:30hs Continuação da programação no Centro de Convivência (Palestrante: Magali Paraguassú Posse).