24.8 C
Marataizes
sábado, maio 18, 2024
24.8 C
Marataizes
sábado, 18 maio 2024
NotíciasGoverno ESGoverno do ES anuncia instalação da primeira Usina de Biometano para uso...

Governo do ES anuncia instalação da primeira Usina de Biometano para uso industrial e residencial no estado

Em um importante passo rumo à sustentabilidade, o Espírito Santo está prestes a receber a primeira Usina de Biometano do estado, que irá transformar resíduos sólidos em energia limpa e renovável. A parceria estratégica entre a Marca Ambiental, empresa líder em gestão de resíduos no Espírito Santo, e a Air Liquide foi anunciada na tarde de quinta-feira (18), com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande.

Com capacidade para processar 2.500 metros cúbicos por hora de biogás, proveniente da decomposição dos resíduos das células de aterro sanitário da Marca Ambiental, a Usina de Biometano será capaz de transformar esse biogás em biometano, um gás natural renovável que poderá ser utilizado em diversas aplicações, desde indústrias até residências e como combustível veicular.

O governador destacou a importância desse investimento para o estado, ressaltando que o biometano gerado poderá ser utilizado tanto pela indústria quanto no abastecimento residencial. Ele enfatizou que o ambiente regulatório favorável contribui para que o biometano seja injetado na rede de gás da ES GÁS, impulsionando a transição energética e promovendo a inovação no Espírito Santo.

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, também afirmou que essa iniciativa representa o comprometimento dos empreendedores capixabas com a sustentabilidade e a promoção de uma economia mais verde. Ele destacou o Plano Estadual de Descarbonização e ressaltou a importância de atrair mais projetos de energias renováveis para o estado.

O diretor de Energias Renováveis do Grupo Marca, Diogo Ribeiro, ressaltou que a parceria com a Air Liquide demonstra o compromisso da empresa com a inovação e a sustentabilidade, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a melhoria da qualidade de vida da comunidade capixaba.

O projeto contou com o apoio do Governo do Estado, das Secretarias de Desenvolvimento e Meio Ambiente, do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo, da ES Gás e da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo. O diretor-presidente da ES Gás, Fábio Bertollo, destacou o potencial econômico e ambiental do biometano, reforçando o compromisso da empresa com a transformação energética e a busca pela descarbonização da economia brasileira.

O evento de lançamento da primeira Usina de Biometano marca um passo importante para o setor de distribuição de gás no Espírito Santo, reforçando o compromisso do estado com a sustentabilidade e a inovação. A iniciativa representa um marco na jornada do Grupo Energisa e da ES Gás em direção a uma economia mais sustentável e com menores emissões de CO².

Com o apoio das autoridades estaduais e dos parceiros envolvidos, a Usina de Biometano promete trazer benefícios significativos para o Espírito Santo, contribuindo para a promoção de um ambiente mais limpo e saudável para todos. Este é apenas o começo de uma nova era de energia limpa e renovável no estado, com mais projetos e iniciativas sustentáveis a caminho.

Fonte: Governo ES

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.