As escolas do balneário tiveram elevações nas notas do IDEB ( ìndice de Desenvolvimento de Educação Básica), das séries 4ª e 5ª, passando de 5,1 em 2015, para 5,7, em 2017, representando um acréscimo de 11,7%, colocando Marataízes, entre os dez que mais progrediu nesta categoria.
A outra referente à 8º e 9º anos, passou de 3,6 em 2015 para 4,5 em 2017, acréscimo de 25%, colocando o município praiano, entre os cinco que mais progrediu nesta etapa.
Esse avanço levou o Ministério Público de Marataízes, através do promotor Airton Faria de Souza, a elogios pelo desempenho dos educandários e seus protagonistas: alunos e professores.
No ofício endereçado ao prefeito Robertino Batista, o MP destaca ainda, o belo desempenho das escolas Nagib Meleipe, dirigida pela pedagoga Rozemere Rebolo Barbosa e Anália Queiroz da Silva, tendo como diretora a professora Márcia Leonardo Ribeiro Carvalho, que através do profícuo trabalho de equipe, fizeram com que esses educandários obtivessem o IDEB, referente à 4ª e 5ª, notas superiores a 6,5.
O Ministério Público, ressalta ainda que, toda essa melhora se deve ao investimento que Marataízes tem feito em Educação, e o belo trabalho realizada pela incansável Secretária de Educação, Maria da Penha Louback.