Ação começou na segunda (2) e vai até quarta-feira (4). Prefeitura disse que vai esperar contato de empresário para retirar lixo recolhido do local.
Uma ação de limpeza no Rio Itapemirim, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, retirou cerca de 300 pneus de dentro do rio, nessa segunda-feira (2). Voluntários limpam o local até quarta-feira (4). Prefeitura informou que vai esperar contato para retirar lixo recolhido do local.
A limpeza do rio acontece no trecho que passa pelo bairro Arariguaba. Além de Cachoeiro de Itapemirim, o rio passa por outros 15 municípios do Espírito Santo e é a principal fonte de abastecimento de água da região sul do estado.
Essa é a terceira ação dos voluntários e foi idealizada pelo empresário Agmar Paixão. “Essa é a terceira vez que estamos tirando. Agora, o rio baixou e dá para ver os pneus na água. O sentimento de tristeza é muito grande, porque a gente não consegue chegar em todo mundo e dizer para fazer. A gente fica muito sentido, é um rio nobre que todo mundo usa, mas não cuida”, lamentou Agmar.
A administradora Núbia Buzatto explica que os pneus vão parar no rio em épocas de enchente e se acumulam ao longo do curso d’água. “Quando o rio dá essa esvaziada, fica tudo isso por cima”, contou.
Além dos pneus, os voluntários retiraram do rio pedaços de madeira, plásticos, travesseiros e até um manequim.
“É muito triste ver essa ‘lixaiada’. Nós vamos vamos morrer e isso vai continuar no rio”, disse um voluntário.
Destinação
Depois da ação, o empresário disse que vai contatar a prefeitura para que o lixo seja recolhido e encaminhado para o local de descarte adequado.
A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim informou que fez uma operação de limpeza do rio há duas semanas, mas não encontrou os pneus. Administração municipal disse que vai aguardar o contato do empresário para retirar o lixo do local.