24 C
Marataizes
sábado, março 15, 2025
sábado, 15 março 2025
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGeralSOCIEDADE DECIDE FUTURO DAS ÁGUAS DO ESTADO

SOCIEDADE DECIDE FUTURO DAS ÁGUAS DO ESTADO

Os usos das águas que a sociedade das bacias dos rios Novo e Itabapoana deseja para o futuro serão propostos pelos Comitês de Bacia em conjunto com a equipe técnica do Plano de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas do Espírito Santo durante a Oficina de Manifestação de Vontades. Para cada bacia hidrográfica será realizado um encontro que contará com a participação dos membros dos comitês das bacias hidrográficas (CBH’s) e instituições interessadas na gestão da água.

As oficinas serão realizadas nas seguintes datas e locais: rio Novo – 3 de abril, de 13 às 18 horas, no Ifes de Piúma; e rio Itabapoana – 4 de abril, de 13 às 18 horas, na Secretaria Municipal de Educação de Guaçuí.

O momento de manifestação de vontade da sociedade faz parte do processo de construção do Plano de Recursos Hídricos da Bacia que está sendo desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e os Comitês das Bacias Hidrográficas do Espírito Santo.

O objetivo é propor quais são os usos futuros das águas da bacia, a partir da vontade de usuários, poder público e sociedade civil organizada. E, com os usos propostos, evoluir para a etapa de Enquadramento dos corpos d’água. “É fundamental a participação da sociedade das regiões da bacia, para que a gente tenha como resultado um plano que seja condizente com os anseios da sociedade”, afirma Monica Amorim, Gerente responsável pelos Planos de Recursos Hídricos.

Planos de Bacias

O projeto do Plano de Bacias Hidrográficas do Espírito Santo teve início em 2017 e tem previsão de término para novembro de 2018. Está dividido em três grandes etapas: Diagnóstico e Prognóstico; Enquadramento; e o Plano de Ações.

Na Fase A – Diagnóstico e Prognóstico das condições das águas –, realizada em 2017, foi feito um levantamento de dados e informações sobre as águas da bacia do rio São Mateus com o objetivo de compreender as relações de causa e efeito da situação atual/real e futura de qualidade e quantidade de água na bacia.

Na Fase B – Enquadramento –, que está em andamento, será definido qual o nível de qualidade da água que cada trecho do rio deverá ter a partir da definição dos usos futuros (feito pelos membros do CBH e sociedade civil).

Na Fase C – Plano de Ações – que será realizada ainda em 2018, serão elaboradas as ações necessárias para alcançar as metas de qualidade e quantidade de água na bacia. Além dos debates sobre Outorga e Cobrança da Água.

 

SERVIÇO

  • Bacia: Rio Novo
  • Data: 3 de abril de 2018
  • Horário: 13 às 18h
  • Local: IFES de Piúma
  • Bacia: Rio Itabapoana
  • Data: 4 de abril de 2018
  • Horário: 13 às 18h

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Guaçuí

 

Confira Também