O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Rodney Miranda (DEM), é um dos cotados para assumir o Ministério da Segurança Pública que será criado pelo presidente Michel Temer. A articulação para indicar o nome de Rodney, que é delegado aposentado da Polícia Federal e ex-secretário de Segurança do Estado, estaria sendo feita pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e também pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann.
Os dois teriam telefonado para o secretário na última sexta-feira (16) – além do ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), que também teria feito contato – para sondar o possível interesse do secretário.
O nome de Rodney concorre com outros quatro nomes de outros estados, mas pode vir a ganhar peso tendo em vista que faz parte da “cota” de indicação de Maia, que vai comandar a sessão de segunda-feira (19) para votar o decreto de intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. Para o governo, ele já garantiu que será aprovado. Também está nas mãos de Maia a votação da reforma da Previdência.
Temer anunciou a criação do novo ministério sábado (17), no Rio, com o objetivo de “coordenar as ações de segurança pública no Pais, sem invadir as competências dos estados.
No ano passado, Jungmann, por duas vezes, convidou o secretário Rodney para integrar o Ministério da Defesa. Mas Rodney declinou. O secretário é pré-candidato à Câmara Federal, mas se o nome dele ganhar força em Brasília, pode mudar de planos.