Tem quem diga que atualmente é ostentação que não usa remédio para dormir. E é bem verdade que o sono mudou, assim como a rotina, não é mesmo?
Com o dia a dia mais corrido, os muitos compromissos, a dificuldade para dormir só tende a aumentar. Felizmente, existem boas alternativas para ajudar a conquistar o sono merecido da noite.
Reunimos aqui uma lista com os 10 melhores remédios para dormir, tanto naturais quanto medicamentos. Confira!
1.Valeriana
A ação de calmantes naturais costuma ser eficiente como remédio para dormir. A valeriana, sem dúvida, está no topo dessa lista. Usada há séculos, a raiz da planta possui componentes ansiolíticos que agem como um sedativo leve.
Também conhecida como valeriana-das-boticas ou valeriana selvagem possui componentes como ácido valerênico. Além disso, é rica em antioxidantes. Esses nutrientes naturais contribuem na regulação de impulsos nervosos. Consequentemente, há um maior equilíbrio no sistema nervoso como um todo, o que contribui para o sono.
2.Lavanda
Muito comum em produtos de limpeza, a lavanda não se limita a um aroma delicado e agradável. Na verdade, a erva conta com propriedades muito mais amplas. Seus compostos ativos são bastante eficientes para ajudar a dormir.
O que acontece é que a planta é rica em substâncias como linalool e acetato de linalyl, você já ouviu falar? Em forma de óleo aromático, por exemplo, funciona como remédio para dormir. Isso acontece porque o linalool possui um efeito parecido com medicamento fenobarbitol, um famoso sedativo. Para quem tem problemas leves para pegar no sono, o óleo é suficiente.
3.Camomila
Velha conhecida das nossas avós, a camomila possui uma ação calmante já comprovada pela ciência. Contando com flavonoides e antioxidantes entre suas propriedades, a planta pode ser consumida tanto em forma de chá quanto em suplementos.
Como remédio para dormir, a camomila funciona por causa da presença de um nutriente chamado glicenia. Essa substância está diretamente relacionado à indução do sono. Além disso, possui apigenina, que equilibra os neurônios que reduzem a ansiedade, facilitando o relaxamento antes de dormir.
4.Passiflora
Sabe quando falam que maracujá acalma? Não é à toa. Os remédios para dormir não são exatamente feitos da fruta, mas sim da sua flor, que está dentro da categoria da passiflora. Se trata de um potente calmante natural e aliado do sono.
Capaz de combater a insônia, a passiflora deve ser usada regularmente. Sua ação tem semelhanças com os medicamento benzodiazepínicos, atuando no sistema nervoso central. Em geral, agem como tranquilizantes e permitem que o organismo consiga relaxar mais facilmente para garantir o sono.
5.Melatonina
Com um uso que divide opiniões, os suplementos de melatonina nunca estiveram tão em alta. Para entender do que se trata, você primeiro precisa compreender o que acontece no corpo conforme o dia vai se encerrando.
Com a proximidade da noite, a glândula pineal recebe estímulos que enviam melatonina para o organismo. Essa substância faz com que o corpo se prepare para o sono. O que acontece é que, em muitas pessoas, há uma desequilíbrio de sua quantidade. A suplementação funciona como um remédio para dormir com menos efeitos colaterais que medicamentos.
6.Magnésio
Todo mundo fala sobre a importância do ferro na alimentação, mas o magnésio é igualmente importante, sabia? E para quem tem problemas para dormir, deveria ser uma prioridade.
O que acontece é que esse mineral pode afetar diretamente a capacidade de dormir bem. Especialmente se estiver em baixa quantidade no organismo. Embora ainda esteja em estudo, se trata de um dos responsáveis por regular os níveis de melatonina no corpo. Além disso, age no sistema parassimpático, relacionado à capacidade de relaxar.
7.Anti-histamínicos
Você já percebeu como fica sonolento quanto toma um remédio para alergia? Não é à toa. Os chamados anti-histamínicos funcionam como remédio para dormir não intencional, porém, eficiente em alguns casos.
Embora não deva ser usado para esse fim e por conta própria, esse tipo de medicamento contribui para o sono. O ideal é que seja usado apenas esporadicamente, no caso de uma eventual dificuldade para dormir, como em uma situação de estresse pontual. Contudo, pode causar dor de cabeça no dia seguinte.
8.Benzodiazepínicos
Parte da classe dos fármacos psicotrópicos, os remédios para dormir mais potentes são os benzodiazepínicos. São ansiolíticos com ação intensa e dependem de receita médica para sua compra.
Dentro os mais comuns estão os estazolam, temazepam e flurazepam. Nunca devem ser tomados sem indicação especializada porque a posologia varia bastante. Dependendo do grau de insônia e também da saúde mental, o médico vai determinar qual a necessidade e duração do tratamento, pois podem causar dependência
9.Não-benzodiazepínicos
Mais modernos do que os benzodiazepínicos, os não-benzodiazepínicos também dependem de indicação especializada. Não são vendidos sem receita médica e não podem ser tomados por conta própria.
Contando com menos efeitos colaterais, esse tipo de remédio para dormir têm menos chance de viciar. Os mais utilizados pela literatura médica são o zolpidem e o zaleplon. Sua utilização precisa ser guiada pelo especialista porque possuem ação rápida. Até mesmo o horário ideal para tomar precisa de indicação do médico.
10.Ramelteona
Lembra da melatonina? A suplementação natural nem sempre é suficiente para equilibrar sua função no organismo. É por isso que remédios à base de ramelteona também são eficientes.
O medicamento foi desenvolvido para ajudar a se ligar aos receptores de melatonina diretamente no cérebro. Isso faz com que ajude na produção do hormônio, facilitando muito a indução do sono. Também depende de indicação médica, pois a ação tende a ser rápida.
Contando com diferentes ações e intensidades, os remédios para dormir precisam ser avaliados cuidadosamente. As fórmulas e calmantes naturais tendem a ser a melhor opção para casos mais simples. No entanto, para insônias mais severas, é importante consultar o especialista para descobrir qual é o melhor tratamento.
Você toma algum remédio como esse? Sente algum efeito colateral negativo? Aproveite para deixar um comentário falando como tem sido a sua relação com o sono. Vamos ter o maior prazer em ouvir a sua opinião sobre o que funciona ou não!