Em meio a rotina que deixa todo mundo meio tenso, é importante ter um aliado simples e natural. Tomar chá para acalmar os nervos é sempre uma opção válida, você sabia?
Embora pareça conselho de avó, na verdade, os chás calmantes existem de verdade. Basta conhecer um pouco mais das substâncias de uma planta para compreender sua ação. Ou seja, dá para se acalmar com ajuda da bebida.
Se você não sabe exatamente o que beber naqueles dias em que o estresse e a ansiedade estão em alta, confira as dicas!
Saiba porque o chá para acalmar os nervos funciona
Em 2017, o jornal científico Nutrients publicou uma pesquisa sobre o chá verde. Apesar de ser considerado um chá emagrecedor, sua versão descafeinada mostrou outro benefício. Segundo a pesquisa, suas substâncias possuem um efeito anti-estresse comprovado, inclusive combatendo a insônia.
O que acontece é que a princípio um chá para acalmar os nervos precisa se limitar aos que já conhecemos. No entanto, há uma grande variedade de opções na natureza. Até mesmo o chá preto simples possui seus benefícios.
No Reino Unido, onde há o hábito de tomar o chá das seis, até mesmo o ato de preparar a bebida jé é eficiente. O barulho da chaleira aquecendo, os sentidos aguçados pelo aroma do preparo e até o calorzinho nas mãos podem funcionar como calmantes naturais. A explicação está no ritual, considerado um momento de relaxamento.
Claro que que vale dizer que as substâncias presentes no chá para acalmar os nervos também são válidas. Contudo, na prática, não se trata apenas disso, mas de todo processo. Lembrando que plantas que contenham cafeína tendem a ser estimulantes. Portanto, o chá verde convencional, por exemplo, pode inclusive aumentar a sensação de taquicardia e ansiedade.
Veja qual é o melhor chá para acalmar os nervos
Para quem não quer errar, existem chás para acalmar que são comprovadamente eficientes.
Chá de hortelã/menta
A hortelã é um chá para acalmar os nervos muito popular. Não é raro encontrar a planta nos quintais de algumas regiões. Além de ter um sabor leve e refrescante, esse chá aromática age como um redutor natural do estresse. Também é um aliado contra a ansiedade.
O mentol presente na hortelã é um relaxante muscular natural. Se você está nervoso ou ansioso, é comum se sentir também tenso e irritadiço. Beber o chá de hortelã vai permitir um momento de tranquilidade em meio a esses sintomas. Vale mencionar que sua fórmula não contém cafeína, podendo ser consumido inclusive à noite, depois de um dia corrido.
Chá de camomila
Eis uma grande queridinha na lista de chá para acalmar o estresse. Às vezes o nervosismo e a ansiedade levam também a insônia. O chá de camomila funciona também como um relaxante muscular natural, diminuindo a irritabilidade.
O que acontece é que ao ter contato com a água, a flor da camomila libera óleos essenciais tranquilizantes. Com ação anti-inflamatória e antioxidante, o chá funciona inclusive contra cólicas em bebês. Um banho com o chá também é ótimo antes da criança dormir.
Chá de Erva-cidreira
A erva-cidreira faz parte da família da hortelã. Possui, portanto, propriedades semelhantes. Seu sabor inclusive lembra um pouco o do limão. Dessa forma, é também agradável ao paladar, podendo ser bebido gelado como chá para acalmar os nervos ou apenas refrescar.
As substâncias presentes na planta contribuem para reduzir os níveis de cortisol. Chamando de hormônio do estresse, esse componente mantém o corpo em alerta, mesmo quando desnecessariamente. Usado com regularidade, o chá de erva-cidreira relaxa e serve ainda para diminuir enjoos.
Chá de passiflora
Você com certeza já ouviu que o maracujá é uma fruta calmante. E não é à toa. A fama vem de sua flor, mais conhecida como passiflora. É nela que está uma substância chamada de flavona crisina.
Contando com benefícios anti-ansiedade, a flavona ajuda a induzir o sono e causa tranquilidade. Por ter uma ação mais intensa, é interessante que o chá de passiflora seja consumido de forma comedida. Essa dica vale especialmente para quem já faz uso de algum tipo de antidepressivo ou regulador de humor.
Chá de rosas
Sentir o aroma de rosas costuma ser agradável, mas você já pensou em tomar um chá de pétalas? Pouco comum para os brasileiros, o chá de flores pode ser um aliado da tranquilidade. Basta escolher o tipo de planta correto.
As roas brancas, por exemplo, são consideradas uma boa opção de chá para acalmar os nervos. Além disso, possui ação analgésica e antioxidante. É interessante para pessoas que têm dor de cabeça tensional, por exemplo. Além de diminuir o estresse, o chá vai reduzir o desconforto mais rapidamente.
Convém lembrar que o preparo do chá para acalmar os nervos precisa ser adequado. A maioria das plantas precisa ser colocada em infusão para liberar seus benefícios. Na prática, isso significa que o ideal é não ferver, mas sim acrescentar a água por cima das folhas ou pétalas.
Entenda quando o chá para acalmar os nervos não é suficiente
Sem dúvida um chá para acalmar os nervos costuma ser eficiente. No entanto, há situações de estresse que demandam um cuidado mais intenso. A ação de calmantes naturais está mais relacionada a ações pontuais. Quando a pessoa sofre com distúrbios de ansiedade, por exemplo, é importante buscar um médico.
Os sinais para ficar atento são:
- nervosismo constante;
- sensação de estar preocupado mais do que qualquer outra pessoa;
- dor de cabeça frequente;
- impressão de que está a ponto de estourar;
- impaciências com situações simples do dia a dia;
- irritabilidade o dia todo;
- dificuldades para dormir.
Mesmo com uma rotina corrida, é importante ter um ponto de conforto em algum momento. Um chá para acalmar os nervos costuma ser um ótimo aliado para a maioria as pessoas. Sabendo escolher a planta, flor ou erva certa, as substâncias ajudam bastante. E se você não perceber qualquer resultado, vale buscar ajuda especializada.
Se você está grávida e ficou em dúvida sobre o que pode te ajudar, aproveite para ler nosso artigo sobre O que fazer para se acalmar durante a gestação! Dessa forma você vai ficar muito mais tranquila!
[…] você nem sempre assiste, mas está precisando rir e se acalmar um pouco, confira a seguir algumas das pegadinhas mais engraçadas que já foram ao ar no […]