20.3 C
Marataizes
sexta-feira, abril 19, 2024
20.3 C
Marataizes
sexta-feira, 19 abril 2024
Calmante NaturalGravidezComo se livrar da ansiedade na gravidez?

Como se livrar da ansiedade na gravidez?

Crise de ansiedade em mulher grávida
Crises de ansiedade podem comprometer a gestação

Assim que o exame dá positivo, é impossível não sentir um turbilhão de emoções. Entretanto, é preciso saber como se livrar da ansiedade na gravidez para não ficar sobrecarregada. Você tem conseguido manter a tranquilidade?

Querer que o tempo passe logo e sentir curiosidade para ver o bebê é normal. O que não pode acontecer, porém, é passar mal e desenvolver hipertensão, por exemplo.

Para te ajudar a conter essa montanha-russa de sentimentos e ansiedades, reunimos algumas dicas a seguir. Confira!

Entenda os sintomas de ansiedade na gravidez

mulher grávida ansiosa
É comum se sentir sobrecarregada logo depois de confirmar a gravidez

Mulheres que sofrem com outros distúrbios emocionais podem ver os sintomas se estabilizarem durante a gravidez. Até mesmo a depressão tende a ficar menos intensa. Contudo, com a ansiedade, o caminho é contrário. O que acontece é que dificilmente os motivos que te deixam ansiosa são passíveis de serem controlados.

As mudanças hormonais enquanto você está grávida afetam o funcionamento do seu cérebro. E isso pode funcionar com um gatilho.

A gravidez é ainda um momento de muitas mudanças. Algumas pessoas sentem muito mais coisas do que estão acostumadas, com uma sensibilidade aguçada. Já outras ficam mais desconfortáveis, assustadas.

Os sintomas mais comuns de ansiedade em grávidas são:

  • sensação de nervosismo;
  • preocupação excessiva com coisas como a sua saúde e a do bebê sem motivo aparente;
  • dificuldade sem se concentrar;
  • irritação ou agitação;
  • musculatura tensa;
  • problemas para dormir.

Ocasionalmente, a ansiedade avança para níveis mais graves. Os casos de ataque de pânico, infelizmente, são comuns quando os sintomas não são contidos. No caso desses ataques, os sintomas são mais físicos, com incapacidade de respirar normalmente, por exemplo.

Nessa situação em especial, é indispensável buscar ajuda especializada imediatamente. Ainda que tenha fundo emocional, as dificuldades físicas podem refletir na saúde da criança.

Saiba quais são os fatores de risco para ansiedade na gravidez

Mulher grávida nervosa - Ansiedade na Gravidez
É preciso tomar cuidado com o nervosismo e fazer o possível para se acalmar

Embora qualquer mulher possa desenvolver ansiedade na gravidez, há fatores de risco que precisam ser levadas em consideração. Ser uma pessoa naturalmente ansiosa é um importante ponto de partida para se ficar de olho.

Além disso, vala analisar itens como:

  • histórico de ansiedade e ataques de pânico na família;
  • histórico pessoal de ansiedade, ataques de pânico ou depressão;
  • trauma prévio;
  • uso de drogas legais e ilegais;
  • rotina estressante.

Para mães de primeira viagem ou que não tem um parceiro para dividir as responsabilidades, a pressão é ainda maior. Portanto, há primeiro que tentar diminuir os fatores que aumentam o estresse e não antecipar problemas.

Confira dicas de como se livrar da ansiedade na gravidez

mulher grávida fazendo yoga
A atividade física, desde que liberada pelo médico, contribui muito para a gestação

Não basta compreender que a ansiedade se estabeleceu, é preciso ter as ferramentas certas para combatê-la. E essas ferramentas não se limitam ao uso de medicação. Há inúmeras possibilidades. Veja!

Fale sobre as ansiedades

Se você está se sentindo muito ansiosa durante a gravidez, precisa contar para alguém. Seja com o pai da criança, sua mãe, sua vizinha, converse abertamente e não tenha medo de externar suas preocupações.

É comum que a mãe carregue suas dúvidas sozinhas, aumentando ainda mais a pressão. Por isso, quanto mais você compartilhar, melhor.

Converse com o médico sobre como se livrar da ansiedade na gravidez

Você também pode pedir ao ginecologista que te encaminhe para um psicólogo ou terapeuta. Essa ajuda especializada contribui muito para controlar os sintomas.

Caso o médico perceba que a ansiedade está num nível mais grave, ele poderá ainda encaminhar para o psiquiatra. Atualmente existem remédios para depressão e ansiedade liberados para grávidas que são seguros.

Mantenha um diário

Não, ninguém espera que você tenha um diário igual de adolescente. Na verdade, o objetivo é simplesmente tirar as ansiedades da sua mente. Por mais simples que pareça, simplesmente escrever os seus pensamentos já é bastante eficiente.

Quando você anota seus medos, é mais fácil perceber as situações de fora e entender o que é exagero, por exemplo.

Tenha uma válvula de escape

O que mais te relaxa? O que é capaz de te fazer esquecer de tudo? Há quem ame ir para a academia, por exemplo. E embora a atividade física precise respeitar algumas limitações, é uma ótima opção de válvula de escape.

Deixar sua energia fluir é indispensável para que as ansiedades não tomem conta do seu organismo.

Aumente a produção de serotonina

Uma boa forma de combater a ansiedade é aumentar a sensação de prazer. Produzir mais serotonina, por exemplo, é uma boa forma de controlar os sentimentos. E isso pode acontecer de diferentes maneiras.

É possível fazer acupuntura, aula de yoga, ter relações sexuais e mesmo fazer uma caminhada. Tudo vai fazer com que o corpo se sinta mais relaxado.

Invista em momentos de descanso

Você não precisa dar conta de tudo a todo momento. O descanso de uma mulher grávida precisa ser prioridade. As mudanças no corpo fazem com que tudo seja mais cansativo do que antes, por isso, a ansiedade pode surgir como uma forma de pedido para desacelerar.

Com a devida liberação médica, é interessante inclusive fazer viagens curtas. Será uma forma de aliviar a pressão e diminuir as crises.

Confira como se livrar da ansiedade na gravidez em alguns segundos

mulher grávida descansando - ansiedade na gravidez
A respiração e o descanso ajudam a relaxar e reduzir a ansiedade na gravidez

Quando uma crise se instalar, existe um truque eficiente para grávidas controlarem a ansiedade. Na verdade, funciona com qualquer pessoa e depende simplesmente da respiração. Siga a sequência:

  • inspire o ar por 4 segundos;
  • segure o ar por 7 segundos;
  • solte o ar por 8 segundos;
  • repita por 2 minutos.

Embora seja super simples, essa técnica ajuda a estimular o sistema parassimpático, responsável pelas reações de calma. Na prática, isso significa uma diminuição rápida no estresse.

Convém dizer, porém, que se trata de uma solução temporária. Além de controlar a crise, é preciso também definir a raiz do problema e tratá-lo. Lembrando sempre que o bebê consegue sentir o emocional da mãe.

Dicas extras para controlar a ansiedade na gravidez

 

Manter a calma

Quando você recebe a notícia do nascimento do seu bebê, pode até parecer que o mundo vai acabar, no entanto a chegada de uma nova vida deve ser sempre comemorada. Se por acaso você estiver ansiosa por não saber o que fazer, busque orientação com amigas próximas e busque literaturas a respeito.

Aguarde para anunciar a Gravidez

Esse é um momento muito importante na vida da mulher que engravidou, pois muitas emoções chegam com a descoberta de que você está esperando um bebê, mas procure primeiro tirar todas as dúvidas e confirme sua gravidez através de exames clínicos, não existe nada mais frustante que um alarme falso.

Cuidados Corporais

O seu corpo é sua fortaleza, ele será o castelo de seu bebê durante todas as etapas da gravidez, portanto cuide bem da ‘casa’ do seu bebê. Uma dieta balanceada é necessária para você se manter em forma e saudável. Entretanto evite esforços físicos que possam comprometer sua gravidez e não se esqueça de praticar exercícios.

Mantenha sua mente tranquila

Para seu bebê não sofra com sua ansiedade, procure não discutir. Lembre-se que todos os seus traumas podem ser percebidos e sentidos pelo bebê. Durma sempre que der vontade e faça coisas que te fazem bem: como por exemplo assistir um bom filme ou ler um livro, nessa fase a participação da família é fundamental.

Valorize seu sono

Seu sono é valioso, procure descansar e dormir em locais onde não possa ser importunada, barulho de pessoas falando ou buzinas e fogos podem ser estressantes, portanto procure um quarto onde tenha mais silêncio e procure dormir cedo. Habitue-se a dormir nos horários noturnos, pois agindo dessa maneira você perceberá o quanto seu corpo estará bem mais descansado no dia seguinte.

Yoga é uma ótima opção

Procure praticar exercícios leves durantes o período da gestação, a Yoga é uma excelente opção para manter-se em forma sem prejudicar o feto. Os exercícios mentais ajudam a controlar a respiração e deixar sua mente mais tranquila.

Calmantes apenas se forem naturais

Se por acaso estiver muito ansiosa opte por ingerir calmante naturais, pois os calmantes farmacêuticos podem conter muitos efeitos colaterais além disso pode ser prejudiciais ao bebê, inclusive agindo como abortivos. No entanto opções como o maracujá e o chá de camomila podem fazer com que você fique calminha e sem contra indicações.

Dieta Calmante

Evite alimentos pesados durante sua gravidez, uma dieta balanceada e com a inclusão de alimentos com efeitos calmantes, certamente você conseguirá reduzir a ansiedade na gravidez, procure um nutricionista e informe a ele que deseja uma dieta balanceada que privilegie os calmantes naturais. Vale ressaltar ainda que: zinco, carboidratos, selênio e fibras são excelentes no combate a ansiedade. Ovos são ricos em vitaminas do complexo B, além disso possuem niacina e acetilcolina, portanto o consumo dele é recomendável pelo menos 2 vezes por semana.

Prepare-se para o nascimento do bebê

Faça uma checagem de todo material necessário, peça ajuda a uma familiar ou amiga que já passou por uma gravidez, a malinha da maternidade é indispensável, pois nela estarão as primeiras peças de roupas que o bebê utilizará, o quartinho, o berço e outros itens deverá estar pronto com antecedência. Pois quanto mais perto do parto maior será sua ansiedade, portanto evite deixar para depois e agilize tudo o quanto antes. Cada etapa concluída irá te dar a satisfação de dever cumprido e reduzirá suas preocupação para que o parto seja bem tranquilo.

Não fique sem acompanhamento médico

Essa dica é de fundamental importância para todo o processo da gravidez. Pois caso sua ansiedade seja muito grande, o acompanhamento de um psicólogo fará com que sua gravidez seja conduzida da maneira correta. Um bom profissional irá te orientar em todos os processos e te dará a segurança necessária para que tudo dê certo até o dia do parto.

 

Saber como controlar a ansiedade da gravidez é importante tanto para o desenvolvimento do feto quanto para a tranquilidade da gestante. Felizmente, com alguns cuidados e busca por ajuda especializada, dá para amenizar os sintomas e ter uma gravidez agradável.

O que você achou dessas dicas? Tem alguma outra sugestão importante? Então aproveite para deixar seu comentário! Teremos o maior prazer em saber o que ajudou na sua gestação ou de algum conhecido!

Fonte: Calmante Natural

Confira Também

1 COMMENT

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.