De acordo com o analista de TI Fernando Silva, do Prodest, a autarquia participou do desenvolvimento do portal, priorizando a melhoria de performance, acessibilidade e usabilidade, com o objetivo de proporcionar ao cidadão uma experiência mais positiva na localização e utilização dos serviços.
“Durante um pouco mais de três meses, atuamos para o Portal ser uma solução totalmente personalizada, que centraliza informações do Governo do Estado para o cidadão, empresa e produtor rural em uma única plataforma”, pontuou Fernando Silva.
Para o presidente do Prodest, Tasso Lugon, o Conecta Cidadão é uma ferramenta que vai contribuir bastante para o cidadão ter mais facilidade em utilizar os serviços digitais do Poder Executivo Estadual. “A tecnologia tem como grande meta facilitar a vida das pessoas. E esse portal vem ao encontro desse objetivo”, enfatizou.
Serviços
Para a busca ser mais rápida e simples, os serviços são divididos por categorias, como público-alvo (cidadão, empresa e produtor rural), órgão prestador (Detran|ES, Procon-ES, PMES, Sedu etc.) e por área (Habitação, Água e Saneamento, Documentos, Trabalho e Emprego, Cultura, entre outras).
No portal, o internauta encontra, ao selecionar um serviço, dados sobre o necessário para ser atendido: o que é, quem pode utilizar, pré-requisitos de solicitação, etapas de realização, documentos necessários, formas de acesso alternativas, valor, prazos estimados e formulários. No rodapé de cada serviço, o usuário pode avaliar se as orientações foram úteis, contribuindo para o aperfeiçoamento do canal.