22.7 C
Marataizes
sábado, outubro 12, 2024
22.7 C
Marataizes
sábado, 12 outubro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGeralPrefeito de Itapemirim cancela CONFABANI e deixa músicos fora de competição nacional

Prefeito de Itapemirim cancela CONFABANI e deixa músicos fora de competição nacional

Músicos da COMUDI reclamam de prefeito de Itapemirim. “Prometeu e não cumpriu”.
Músicos da COMUDI reclamam de prefeito de Itapemirim. “Prometeu e não cumpriu”.

Os músicos da Corporação Musical de Itapemirim (Comudi) reclamam da falta de apoio à cultura no município. Segundo eles o prefeito acabou com o Concurso Nacional de Fanfarras e Bandas de Itapemirim (Confabani) em troca de pagar três viagens para os integrantes competirem fora do Estado.

Segundo um dos componentes da COMUDI apenas uma viagem foi cumprida. Uma viagem que fizeram para Aracaju-SE onde conseguiram a 1ª colocação e chegaram ao tricampeonato nacional.

A indignação maior dos músicos está no fato deles terem ensaiando exaustivamente nas madrugadas e finais de semana para uma competição a competição em Recife-PE onde iriam tentar é tetracampeonato brasileiro nos dias 24 e 25 deste mês (11).

Segundo os músicos da COMUDI a notícia de que a prefeitura não poderia arcar com as despesas se deu na última hora e todo o trabalho feito está sendo perdido, além do mais a banda pode ser penalizada e ficar dois anos sem participar de competições nacionais.

A banda continua na esperança de realizar a viagem e representar Itapemirim a nível nacional, tanto que mantiveram os ensaios até a data de hoje (21/11). Os integrantes estão ameaçando fazer protesto em frente a prefeitura de Itapemirim.

A decisão de acabar com o CONFABANI que estava em sua 14º edição vai na contramão do que sugere uma boa administração relacionada a cultura, o evento que sempre foi realizado em Itapemirim atraia cerca de 5 mil pessoas para o município, fomentando o turismo e agradando os munícipes, além do mais levava o nome da COMUDI e do próprio município para todo o Brasil.

Veja algumas matérias sobre o evento!

Comudi vai disputar o título nacional de Bandas e Fanfarras

CONFABANI era destaque na imprensa Estadual, confira matéria do Folha Vitória. O evento era atração Estadual e nacional

A TV Globo também dava destaque ao evento

http://g1.globo.com/espirito-santo/estv-1edicao/videos/v/confabani-reune-bandas-e-fanfarras-em-itapemirim-no-sul-do-es/4250396/

http://g1.globo.com/espirito-santo/estv-1edicao/videos/t/edicoes/v/itapemirim-recebe-a-12-edicao-do-confabani-no-sul-do-es/4248745/

Notícia também foi destaque no site Capixaba News confira abaixo!

XIV concurso nacional de fanfarras e bandas de Itapemirim mais uma vez é sucesso.

Confira o depoimento de um membro da COMUDI enviado à nossa redação.

“Venho aqui de CORAÇÃO ABERTO expor uma situação que de repente não seja de seu conhecimento. Faço parte da banda de Itapemirim COMUDI, ano passado fomos para Aracaju-SE onde nos consagramos TRICAMPEÃ NACIONAL. Durante o ano de 2018 nós, integrantes estávamos ensaiando até altas horas da noite, varando madrugadas, aos finais de semana e feriados, e alguns dias úteis para irmos a RECIFE em Pernambuco nos dias 24 e 25 de Novembro (essa semana). Mas nas véspera do concurso BRASILEIRO, fomos surpreendidos pelo Excelentíssimo Prefeito Dr. Thiago Peçanha sob a dificuldade de conseguir bancar todo o gasto, com ÔNIBUS, CAMINHÃO E ALIMENTAÇÃO. Fato este que pode nos impedir de defender o título e buscar o TETRACAMPEONATO para o Estado do Espírito Santo e para Itapemirim, título esse inédito até então. Além de sermos penalizados e impedidos de participar nos próximos 2 anos do Nacional. Continuamos ensaiando na esperança de conseguirmos viajar na quarta-feira dia 21/11 (hoje) a meia noite rumo a Recife.”

Com essa decisão perde o município que não atrai mais turismo de qualidade e perdem os jovens que se apaixonaram pelos instrumentos musicais e não podem mais competir, quando os gastos se referem a festas milionárias tudo se resolve rapidamente, já para eventos culturais que atraem turistas de qualidade a objetividade não é a mesma.

Entramos em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Itapemirim que ficou de enviar uma resposta, assim que tivermos um retorno faremos uma publicação em forma de NOTA.

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.