Por: Fabiano Peixoto
Um pinguim encontrado por moradores na praia do centro de Anchieta, no Litoral Sul do Espírito Santo, na manhã deste sábado (15), foi resgatado com vida, por uma equipe do Instituto Orca de Vila Velha.
Durante toda manhã uma parte da praia foi isolado e curiosos como moradores, visitante e turistas lotaram o local, que fica as margens da Rodovia do Sol. Muitos registros fotográficos e de vídeos foram publicados nas redes sociais.
Segundo informações dos técnicos do Instituto Orca, esse é o retrato de uma situação comum em território brasileiro e que é pouco discutida, principalmente nesta época de temperatura baixa do ano. Na maioria das vezes, os animais acabam se enroscando em redes que são espalhadas pelos pescadores e sem conseguir se libertar, eles acabam morrendo asfixiados, ou consegue escapar ainda com vida, mas quase sempre machucado, sem forças e se perdendo do seu grupo.
O pinguim resgatado passará por reabilitação e posteriormente será devolvido ao seu habitat natural.
Baleia Jubarte – Outro caso que chamou atenção de biólogos capixaba aconteceu na última terça-feira (11), também em Anchieta, onde uma baleia jubarte foi encontrada morta na praia da Guanabara.
Imagens: Jonas Pereira
Notícias de Anchieta – Espírito Santo