25.1 C
Marataizes
terça-feira, novembro 12, 2024
25.1 C
Marataizes
terça-feira, 12 novembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGeralPalestras nas escolas marcam início da Campanha "Faça Bonito" em Marataízes

Palestras nas escolas marcam início da Campanha “Faça Bonito” em Marataízes

A Campanha “Faça Bonito”, deu início às atividades nas escolas do município com palestras de conscientização sobre o combate ao abuso sexual para os alunos, ministrada pelos técnicos do CRAS e do CREAS de Marataízes.

As escolas Bonifácio João Marvila, no bairro Nossa Senhora Aparecida, Pastor José Abraão, em Canaã, Nagib Meleip, no bairro Santa Teresa e Antônio Serafim em Lagoa Funda, já receberam as equipes. Durante essa semana as palestras seguem no Projeto Semear, no Bairro Candinha, na escola Imburi, Profª. Zeni Mendes de Souza, em Caculucagem e Maringá, em Timbó.

As atividades nas escolas visam marcar a campanha realizada à nível nacional, momento em que a sociedade é chamada para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil. A data oficial será na próxima sexta-feira, 18 de maio, através de uma caminhada, saindo às 8h em frente à Prefeitura Municipal de Marataízes até a Praça do Palácio das Águias.

“Parabenizo as equipes do CRAS e CREAS que por meio dos seus técnicos, estão levando o assunto para debate nas escolas e com participação efetiva dos alunos. Tem sido um trabalho muito produtivo e importante para alertar nossas crianças e adolescentes sobre o assunto. Aproveito para convidar a todos para caminhar conosco na próxima sexta-feira, dia 18 de maio, a partir das 8h. Estaremos concentrados em frente à Prefeitura de Marataízes.” Convida o secretário de assistência social, João Antônio Neto.

Como surgiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes – 18 de maio?

Esse dia surgiu após um crime bárbaro, em 18 de maio de 1973, que ceifou a vida da menina Araceli Cabreira Sanches, de oito anos. Ela foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta, na Praia do Suá, em Vitória-ES. O assassinato brutal chocou o Brasil e o Estado do Espírito Santo. A partir desse crime várias mobilizações surgiram para marcar o enfrentamento de violência sexual contra crianças e adolescentes. Após 45 anos, a morte da menina continua impune.

A data foi instituída em 1998 através da Lei 9.970 – “Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil”.

Confira Também