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Opinião: Anchieta é destaque nacional em cerimônia no Estado do Rio | Notícias de Anchieta

Sim, Anchieta é destaque nacional a partir que oficialmente o Ministro da infraestrutura, Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em cerimônia realizada no último dia 31/01 (segunda-feira), no complexo do Porto de Açu, em São João da Barra, no norte do Estado do Rio de Janeiro (146 Km de distância com a divisa com o ES), assinou contrato que permite o início da primeira ferrovia privada do País.

“Vamos ligar Anchieta ao Porto de Açu”, afirmou o ministro, na assinatura de mais um contrato do programa ProTrilhos. O trecho terá 41 quilômetros de extensão e o investimento previsto é de R$ 610 milhões. “Esses primeiros quilômetros de ferrovia farão diferença”, destacou Tárcício Gomes.

Bem, que venha então a ferrovia F118 (Anchieta-ES/Porto do Açu), do outro lado ainda tem muitas novidades acontecendo, e sem dúvidas algumas, diante deste novo cenário de recuperação, Anchieta ganha realce, proeminência, evidência e tantos outros sinônimos de destaque no cenário do Estado e principalmente na região do Litoral Sul do Espírito Santo.

Ainda assim, vejamos, se de um lado, lá no Estado do Rio de Janeiro a primeira fase da ferrovia F118 já está sendo uma realidade, do lado de cá em nosso Estado, temos todas as garantias do início da primeira fase… Opa! Calma aí… Os 72 km da ferrovia de Cariacica a Anchieta que deveriam ficar prontos em 2023, segundo o representante do Minfra, o secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, noticiado com ênfase em grandes jornais do Estado, sendo o primeiro trecho do ramal F118, conhecida como Cariacica a Anchieta (Vitória-Rio) foi trocada pela primeira fase da F118 no Porto de Açu a Anchieta? Que isso? Quer dizer que perdemos a primeira fase? Como assim? Inverteram a primeira fase?

“Para viabilizar a EF 118 o ministro de Infraestrutura assinalou a possibilidade de usar recursos da prorrogação do contrato da MRS Logística e recursos do governo federal. Essa é uma manobra que deu certo para o Espírito Santo: a Vale obteve na semana passada, junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a prorrogação do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM) por mais 30 anos, antecipando investimentos que seriam feitos, somente, a partir de 2027. Para assegurar essa prorrogação, se comprometeu a fazer trecho inicial entre Cariacica e Ubu, de 72 quilômetros. Os capixabas querem mais 88 quilômetros de ramal até o Porto Central em Presidente Kennedy”, foi noticiado na época com grande euforia. Tudo certo!

Agora como assim mesmo? Retiraram de nós 72 km entre Cariacica e Ubu e levaram para o Porto de Açu o trecho de 41 Km de extensão que leva a lugar nenhum, pois se ao menos chegasse ao Porto Central em Presidente Kennedy (146 km de Açu), que nem previsão de início das obras ainda existem, não teria lógica e nem explicação, mas cancelar apenas 72 Km com um porto em plena operação e que no último dia 05/01 (quarta-feira), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) autorizou a Samarco Mineração a operar, de maneira integral, o Terminal Marítimo Ponta Ubú, regularizando uma expansão da área terrestre, uma vez que habilitou ao tráfego internacional as instalações do terminal, e já é autorizada a movimentar granéis sólidos, granéis líquidos e carga geral, sinceramente…não tenho palavras….é simplesmente sepultar toda uma geração, todo os nossos sonhos… Simplesmente trocaram 72 km por 505 km de um total de 577,7 da F118. Aqui termino meu Artigo de Opinião ainda sem acreditar.

Por: Fabiano Peixoto – Jornalista, diretor chefe de redação do Capixaba News, graduando em Pedagogia.

 

Notícias de Anchieta – Espírito Santo

Editor
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Roberta Carvalho editora do Portal Maratimba

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