Na semana passada membros da Polícia Militar do Estado (PM-ES), juntamente com o prefeito de Anchieta, Fabrício Petri e representantes da Secretaria de Agricultura e Gerência de Segurança Pública e Social, se reuniram para discutir a Operação Safra 2018. A ação tem como objetivo aumentar a segurança na zona rural dos municípios produtores de café durante os meses de colheita.
Em Anchieta, como nos demais municípios produtores, a operação começa hoje (02) e se estende até o final de setembro. Conforme o gerente de Segurança Pública e Social, Leonardo Abrantes, a Guarda Municipal de Anchieta irá atuar diariamente em conjunto com a PM. “Montamos uma equipe para fazer rondas no interior, a fim de oferecer mais segurança aos moradores durante a colheita do café, período de muita movimentação na zona rural”, disse Abrantes.
Segundo informações da PM-ES, a operação foi criada pelo Comando-Geral, através da Diretriz de Operação n° 002/2018, com início previsto no mês de maio e término em setembro. Durante o período, a Polícia Militar reforça o patrulhamento ostensivo nas vias rurais, intensificando a interação com a comunidade rural, abordagens a veículos e pessoas suspeitas.
Participaram da reunião o prefeito de Anchieta, Fabrício Petri; o subcomandante da unidade, Capitão Flavio Zucolotto; o chefe do setor de planejamento, 2° Tenente Pyther Frank Amaro Zuqui; o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Giovani Bissa Meriguete; o gerente municipal de Segurança Pública e Social, Leonardo Antônio Abrantes; o chefe do Incaper de Anchieta, Jacinta Cristiana Barbosa e o gerente estratégico da Guarda de Anchieta, Wander Nogueira.
O prefeito de Anchieta, Fabricio Petri, destacou a importância da operação para o produtor rural durante a colheita do café, período que é observado o aumento do fluxo de pessoas na região. “Essa ação é de grande importância. A nossa guarda irá atuar em conjunto com a PM, a fim de oferecer mais segurança aos moradores do interior, nessa época do ano de grande movimentação”, disse.
Colheita de café atrai mão de obra para o interior
O mês de maio para a agricultura do Estado é muito importante, pois é iniciada a colheita do café conilon, um dos principais produtos do agronegócio capixaba. Nessa época, a procura por mão de obra nas lavouras é redobrada. Em Anchieta, também não é diferente, a colheita do café aumenta o fluxo de pessoas e da circulação de dinheiro nas propriedades.
A Operação Safra tem como foco aproximar a Polícia Militar dos agricultores e evitar possíveis roubos e delitos com a vinda de pessoas de outras regiões para compor a mão de obra necessária durante a safra.
Meriguete defende o projeto e acredita que irá ajudar na segurança das famílias do campo. “A colheita do café tem grande representatividade na economia das famílias produtoras, não podemos deixar que maus elementos comprometam isso. A iniciativa da Polícia Militar é de grande importância para dar segurança aos nossos produtores e trabalhadores rurais”, disse.
Com informações da Subseção de Jornalismo da PM-ES: