25.2 C
Marataizes
segunda-feira, dezembro 23, 2024
25.2 C
Marataizes
segunda-feira, 23 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGoverno ESNovos programas de residência do Estado são aprovados pelo Ministério da Educação...

Novos programas de residência do Estado são aprovados pelo Ministério da Educação no Espírito Santo

Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde anuncia cinco novos programas de residências em saúde

O Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), contará com cinco novos programas de residências em saúde. A aprovação dos cursos de especialização foi realizada pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC).

Aprovação dos programas

A coordenação dos Programas de Residências em Saúde submeteu as especializações à Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde em 2022. Em novembro de 2023, foi aprovada a residência em Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente. Posteriormente, no dia 19 de dezembro do mesmo ano, a CNRMS aprovou mais quatro programas: Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência; Atenção em Terapia Intensiva; Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; e Enfermagem Obstétrica.

Descentralização da formação de especialistas

Os programas representam uma oportunidade de descentralizar a formação de especialistas, uma vez que as vagas serão ofertadas a partir de 2024, em municípios das quatro regiões capixabas, ampliando também o número de municípios com residências do ICEPi. O diretor-geral do ICEPi, Fabiano Ribeiro, destacou a importância dessa aprovação, ressaltando que é resultado do investimento do Governo do Estado na ampliação da formação e inovação na Saúde por meio do ICEPi.

Reconhecimento do trabalho

A coordenadora dos Programas de Residências em Saúde, Juliana Mariano, considera a aprovação uma vitória para o ICEPi e para o Sistema Único de Saúde (SUS), reconhecendo o trabalho desenvolvido pelo projeto desde 2020. Ela ressalta a inovação e o potencial dos programas em atender diretamente à demanda da população e resolver gargalos na atenção à saúde. Estudos mostram que a residência facilita a permanência do profissional naquele local, o que é fundamental para melhorar o acesso aos serviços de saúde.

Impacto nos municípios

Juliana Mariano destaca que a interiorização da formação proporcionada pelos programas traz benefícios diretos para os municípios, visto que os residentes tendem a permanecer atuando no local onde fizeram a especialização. Programas especializados, como o de terapia intensiva, visam atender regiões com maior dificuldade de acesso à saúde, trazendo inovação e qualificação para essas localidades.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi / Amanda Drumond
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br

 



Fonte: Governo ES

Confira Também