Outras formações de merendeiras irão acontecer até o final do ano. Manipulação de alimentos, doenças transmitidas por alimentos, armazenamento, recebimento e coleta de amostras serão temas abordados nas capacitações.
A Secretaria Municipal de Educação de Anchieta (Seme) iniciou ontem (22) e finaliza hoje (23) a II formação para 200 merendeiras do município. A capacitação, coordenada pela nutricionista da secretaria, Tereza Marques, é direcionada às funcionárias que trabalham direta ou indiretamente na preparação de refeições nas escolas municipais e está sendo realizada no auditório da escola de Limeira e no auditório da Secretaria de Agricultura.
Conforme a secretária municipal da Educação, Márcia Gonçalves, a formação de merendeiras será um trabalho continuo, dividido em várias etapas durante o ano. “Sabemos que o objetivo do Programa de Alimentação Escolar (PNAE) tem objetivo de servir alimentos saudáveis aos escolares, com qualidade nutricional e sanitária, o conteúdo normativo do Programa prevê a promoção de atividades de formação envolvidas na execução das refeições, incluindo as merendeiras e com exigência estabelecida pela Vigilância Sanitária”, explica Gonçalves.
Segundo a nutricionista, a Seme tem preocupação de trazer novos conhecimentos e fixar aqueles que as merendeiras já possuem sobre boas práticas de manipulação. Nessa primeira etapa, de acordo com Marques, a Vigilância Sanitária está abordando a manipulação de alimentos, as doenças transmitidas por alimentos, armazenamento, recebimento, e como coletar amostra das preparações do dia.
A próxima etapa, de acordo com informações da Seme, está prevista para acontecer em julho.