20.6 C
Marataizes
sexta-feira, abril 19, 2024
20.6 C
Marataizes
sexta-feira, 19 abril 2024
NotíciasJustiça anula duas CPIs da Câmara de Itapemirim contra Thiago Peçanha Lopes

Justiça anula duas CPIs da Câmara de Itapemirim contra Thiago Peçanha Lopes

Thiago Peçanha prefeito interino de Itapemirim

O prefeito de Itapemirim, Thiago Peçanha Lopes (PSDB), contabilizou mais duas vitórias nesta semana no embate contra a Câmara de Vereadores. Nesta sexta-feira (13), a Justiça anulou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde e, no dia anterior, a do Terminal Pesqueiro, ambas instauradas em maio deste ano. As duas CPIs foram anuladas por sentença definitiva.

O juiz Romilton Alves de Oliveira Júnior baseou a sentença na ausência de “fato determinado, um pressuposto obrigatório de qualquer CPI, exigido pelo artigo 58, parágrafo 3º da Constituição, ou seja, uma prova concreta de alguma irregularidade”. O conflito entre o prefeito e e Câmara já provocou o seu afastamento por duas vezes, posteriormente anulado na Justiça.

“A Câmara nunca apresentou um fato determinado porque não há prova de nenhuma irregularidade. As CPI’s estavam sendo usadas para constranger a atual gestão e atacar de forma leviana e sensacionalista o prefeito e sua equipe”, afirma o advogado do prefeito, Gabriel Quintão Coimbra.

Vereadores de Itapemirim abriram a Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar repasses milionários feitos pela Prefeitura de Itapemirim para o Consórcio de Saúde Expandida Sul. O órgão foi  administrado pelo ex-prefeito Luciano Paiva Alves, condenado e com mandato cassado por irregularidades, e posteriormente por Thiago Peçanha.

No início desse ano a empresa, que trabalha sem fins lucrativos, foi alvo de uma ação do Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas (Nuroc), que realizou operações em Itapemirim e também no município vizinho de Piúma.

Já a outra CPI, para investigar indícios de irregularidades nas obras de construção do Terminal Pesqueiro de Itaipava, afirmava que o contrato teria sido superfaturado, denúncia que, se comprovada, poderia provocar a cassação do mandato do prefeito.

Fonte: Século Diário

Confira Também

3 COMMENTS

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.