20.6 C
Marataizes
quinta-feira, dezembro 12, 2024
20.6 C
Marataizes
quinta-feira, 12 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGeralGoverno Lula recusa Starlink, de Musk, e prefere InternetBras, afirma site.

Governo Lula recusa Starlink, de Musk, e prefere InternetBras, afirma site.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria planejando criar a InternetBras como uma alternativa à empresa Starlink, de Elon Musk, para fornecer acesso à internet por satélite às escolas do país. Segundo informações do site Poder360, a administração petista teria rejeitado a proposta da Starlink no ano passado e optado por utilizar a Telebras, uma estatal que continua sob controle do governo mesmo após a privatização dos serviços de telefonia em 1998.

O Ministério das Comunicações estaria planejando implementar esse sistema de acesso à internet exclusivamente para as escolas. No entanto, a única constelação de satélites capaz de fornecer essa conexão de alta velocidade é a da Starlink, de Elon Musk. Isso significa que o Brasil teria que alugar satélites, mas apenas os da Starlink são adequados para o propósito pretendido pelo governo Lula.

Uma decisão importante foi tomada pelo Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape) em maio deste ano. O presidente do Gape, Vicente Aquino, determinou que as operadoras não poderiam votar nesse caso devido a conflitos de interesse, e assim apenas os representantes da Anatel e do governo participaram da votação. No final, o Gape aceitou a proposta do Ministério das Comunicações de conectar as escolas por meio de um sistema operado pela Telebras.

É importante ressaltar que essa decisão levanta questões sobre a viabilidade e eficácia do sistema proposto pelo governo. A dependência dos satélites da Starlink para fornecer internet de alta velocidade pode limitar as opções do país, e a utilização da Telebras enfrentará desafios técnicos e operacionais.

No cenário atual, a criação da InternetBras para operar um sistema de acesso à internet por satélite para escolas no Brasil parece ser uma alternativa complexa e desafiadora. A competição com a empresa de Elon Musk e a dependência de recursos externos levantam questões sobre a autonomia e segurança do projeto. Resta esperar para ver como essa iniciativa será desenvolvida e implementada, e quais impactos terá no cenário de conectividade do país.

Governo Lula rejeita Starlink, de Musk, e quer InternetBras, diz site

Confira o conteúdo completo em Pleno News. Todos os Direitos Reservados.

Confira Também