25.2 C
Marataizes
terça-feira, janeiro 21, 2025
25.2 C
Marataizes
terça-feira, 21 janeiro 2025
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGoverno ESGoverno do ES - Ciodes celebra duas décadas de atendimento aos capixabas.

Governo do ES – Ciodes celebra duas décadas de atendimento aos capixabas.

O Centro Integrado de Operações de Defesa Social do Espírito Santo (Ciodes) está completando 20 anos de existência no dia 27 de julho, e para celebrar esta importante data, o Governo do Estado realizou uma solenidade especial no Palácio Anchieta, em Vitória, nesta quarta-feira (24).

Desde a sua criação em 2004, o Ciodes vem desempenhando um papel fundamental na integração das diversas agências de atendimento emergencial, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Penal, Instituto de Atendimento Socioeducativo e Guarda Municipal de Vitória. Localizado na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, o Ciodes atua de forma coordenada para prestar socorro à população capixaba.

Com o avanço da tecnologia, o Ciodes tem buscado aprimorar os seus serviços, contando atualmente com duas centrais de atendimento de emergência, Metropolitana e Sul, que utilizam um sistema de despacho conectado à computação embarcada. Além disso, o Centro Integrado possui o Cerco Inteligente, que monitora as principais rodovias do estado por meio de câmeras com inteligência artificial, contribuindo para a recuperação de veículos roubados.

Durante a solenidade, o governador Renato Casagrande destacou a importância do Ciodes para a segurança da população, ressaltando o constante aprimoramento dos serviços prestados. O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, parabenizou todos os envolvidos na evolução do Ciodes, enfatizando a busca por atender às necessidades da população de forma eficaz.

O subsecretário de Estado de Comando e Inovação da Sesp, coronel André Có, ressaltou que a integração entre as forças de segurança do Espírito Santo, proporcionada pelo Ciodes, tem contribuído significativamente para a redução dos índices de violência no estado. Já o diretor do Ciodes, coronel Marcelo Muniz, enfatizou os pilares que norteiam a atuação do Centro Integrado: tecnologia, inteligência e integração.

O próximo passo na evolução do serviço de urgência e emergência no Espírito Santo é a construção do Centro Integrado de Defesa Social (Cides), do qual o Ciodes fará parte. O Cides será uma estrutura integrada que facilitará a comunicação e o comando entre os órgãos de segurança, contribuindo para uma atuação ainda mais eficiente em situações de emergência.

Em resumo, o Ciodes tem sido uma peça fundamental na segurança e defesa social do Espírito Santo, garantindo um atendimento rápido e eficaz à população. Com 20 anos de história, o Centro Integrado reafirma o compromisso de continuar evoluindo e se adaptando às necessidades da sociedade capixaba, por meio da integração, tecnologia e inteligência.

Fonte: Governo ES

Confira Também