22.7 C
Marataizes
segunda-feira, outubro 7, 2024
22.7 C
Marataizes
segunda-feira, 7 outubro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasReligiãoEstudante vai largar tudo para ser freira

Estudante vai largar tudo para ser freira

Estudante do Ifes de Vitória, Luiza Zane, de 18 anos, não pensa em fazer o Enem. Em vez disto, vai para o convento em dezembro

Luiza com terços, a Bíblia e imagens de Nossa Senhora. “Vou fazer votos de pobreza, castidade, obediência e escravidão a Jesus, por Maria”. (Foto: Antonio Moreira)

Em um momento em que o ensino superior é um dos principais objetivos para um futuro de realizações profissionais, existem jovens que abrem mão de tudo em prol da vocação religiosa.

Um exemplo disso é Luiza Zane, de 18 anos, estudante do ensino médio e técnico de Estradas, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Vitória.

Moradora de Barcelona, na Serra, Luiza é considerada aluna exemplar e só tira notas altas em Matemática. Sonhava em cursar Engenharia Civil, casar e ter filhos. Entretanto, “um chamado”, segundo ela, a fez mudar o rumo do seu futuro.

Em dezembro, em vez de disputar vaga em uma universidade, Luiza vai se tornar freira no Convento das Irmãs Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará, em São Paulo. Ela vai sair da casa dos pais e se colocar à disposição da Igreja Católica.

“Vou me tornar noviça para, em breve, fazer votos de obediência, pobreza e castidade. A vocação para a vida espiritual falou mais forte. Senti o chamado no ano passado e assumi o pedido de Deus”.

Luiza é a única a optar pela vida consagrada na família. Aos 12 anos, começou a servir na sua paróquia e, hoje, é vocacionada – nome dado às pessoas que decidem seguir o caminho consagrado e se preparam para a longa jornada até seus votos.

“Foi difícil para os meus pais, principalmente minha mãe, que tinha planos para mim. Sempre fui muito dedicada aos estudos e influenciada a estudar Matemática, mas agora não vejo a hora de servir. Muitos imaginam que freira é velha, falam que eu sou bonita e não entendem. Eu não penso no que vou perder e, sim, nas almas que vou atender”, relatou Luiza.

Fonte: Tribuna online

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.