22.1 C
Marataizes
quarta-feira, janeiro 15, 2025
22.1 C
Marataizes
quarta-feira, 15 janeiro 2025
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
EspeciaisInformativosEm maio, houve um aumento de 1,2% nas vendas do varejo. -...

Em maio, houve um aumento de 1,2% nas vendas do varejo. – IBGE

O comércio varejista brasileiro registrou um aumento de 1,2% no volume de vendas em maio de 2024 em comparação com abril. Esse foi o quinto mês consecutivo de variações positivas, com destaque para a média móvel trimestral que variou 0,8% no trimestre encerrado em maio. Os dados, divulgados pelo IBGE, mostram que o comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, também apresentou um crescimento de 0,8% no volume de vendas.

Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista cresceu 8,1% em relação a maio de 2023, com destaque para as atividades de Tecidos, vestuário e calçados, Outros artigos de uso pessoal e doméstico, Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, e Livros, jornais, revistas e papelaria. No acumulado do ano, o varejo ampliado teve um crescimento de 5,0% e nos últimos 12 meses de 3,7%.

Cinco das oito atividades do varejo avançaram na série com ajuste sazonal em maio, com resultados positivos em áreas como Tecidos, vestuário e calçados, Outros artigos de uso pessoal e doméstico, Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, e Livros, jornais, revistas e papelaria.

Os resultados positivos se estenderam para diferentes estados brasileiros, com destaque para o Amapá, Mato Grosso e Maranhão. O crescimento constante do comércio varejista reflete a recuperação da economia e o aumento do consumo. Além disso, o avanço das vendas em todas as unidades da federação na comparação anual mostra a força do setor em todo o país.

Em resumo, o comércio varejista brasileiro vem apresentando um desempenho positivo, com crescimento nas vendas e uma recuperação gradual após períodos desafiadores. Com a retomada da economia e o aumento do consumo, o setor promete continuar em ascensão nos próximos meses, impulsionando a recuperação econômica do país.

Portal IBGE

Confira Também