21.5 C
Marataizes
segunda-feira, maio 20, 2024
21.5 C
Marataizes
segunda-feira, 20 maio 2024
NotíciasGeralComissão da Assembleia vai ouvir denúncias da CPI de Itapemirim

Comissão da Assembleia vai ouvir denúncias da CPI de Itapemirim

Mantido no cargo, Thiago Peçanha pode enfrentar outra CPI

Em atendimento à solicitação do deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM), a Comissão de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa marcou para a próxima terça-feira (11) a oitiva dos vereadores de Itapemirim (sul do Estado) que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga supostas irregularidade na gestão do prefeito Thiago Peçanha Lopes (PSDB).

Na última segunda-feira (3), o juiz substituto do município, Romilton  Alves Vieira Júnior, negou pedido de liminar do prefeito para cancelar a CPI, que no dia 24 de abril decretou o seu afastamento por 60 dias.

Por esse ato, deveria assumir o cargo o presidente da Câmara, Mariel Delfino Amaro (PCdoB), até a conclusão da investigação. O afastamento, porém, foi derrubado na Justiça. Peçanha Lopes exerce o cargo interinamente desde a cassação do prefeito eleito, Luciano Paiva (Pros), condenado a nove anos de prisão por praticar crimes contra a administração pública.

O prefeito é investigado por supostas fraudes cometidas no repasse de verbas para o Consórcio Intermunicipal de Saúde CIM/Expandida Sul pela prefeitura. No último dia 28, os vereadores da comissão pediram segurança pessoal à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por se sentirem ameaçados.

Nesse mesmo dia, o deputado Theodorico Ferraço denunciou a existência de uma quadrilha no município. Em resposta, Thiago Lopes, em nota, chamou-o de “delinquente político” e disse que iria processá-lo e também os vereadores da CPI.

Em pronunciamento da tribuna da Assembleia, o deputado Theodorico Ferraço exibiu documentos que, segundo ele, comprovam as denúncias e solicitou que os membros fossem ouvidos pela Comissão de Defesa da Cidadania. Ferraço apontou a atuação de uma quadrilha, com prejuízos aos cofres públicos de mais de R$ 4 milhões.

O pedido do deputado foi deferido nesta quinta-feira (6) pelo presidente do colegiado, deputado Enivaldo dos Anjos (PSD). Também integram a comissão Iriny Lopes (PT), vice-presidente; e Lorenzo Pazolini (sem partido), Adilson Espíndula (PTB) e Raquel Lessa (Pros), membros efetivos.

Thiago Peçanha passou a ser investigado pela CPI em 7 de maio e, caso sejam comprovadas as irregularidades nos repasses da prefeitura para o consórcio, ele poderá ser cassado e perder os direitos políticos por oito anos.

A abertura da CPI para investigar o atual prefeito foi aprovada pelos vereadores Mariel Delfino e Rogério Costa, do PCdoB; Leonardo Fraga (DEM); Joecir Cabral (PP); João Bechara (PV); e Fábio Santos (PSL). Além de Itapemirim, o consórcio atende aos municípios de Anchieta, Alfredo Chaves, Iconha, Piúma, Rio Novo do Sul e Marataízes.

Fonte: Século Diário

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.