24.3 C
Marataizes
domingo, maio 19, 2024
24.3 C
Marataizes
domingo, 19 maio 2024
CidadesPiúmaCAÇADA: Izoel, criminoso de alta periculosidade, preso em Piúma com submetraladora, pistola,...

CAÇADA: Izoel, criminoso de alta periculosidade, preso em Piúma com submetraladora, pistola, munições além da sogra e 2 comparsas

Foragido de alta periculosidade é preso no Céu Azul depois de uma caça intensa no bairro. A PM apreendeu uma pistola municiada, uma submetralhadora e uma balança de precisão.

Uma caça difícil e perigosa no bairro Céu Azul, sexta-feira 07, para tirar de circulação um bandido de alta periculosidade, foragido do sistema prisional e com dois mandados de prisão em aberto, um por Piúma e outro por Vila Velha, Izoel de Souza Xavier Júnior. Além deste criminoso, os militares prenderam a mãe da namorada dele, Márcia Santos, o comparsa que estava com ele, também foragido da justiça, Wesley Alves Saldanha, Preto, acabou preso também, ele é o dono de um imóvel onde havia uma submetralhadora escondida que pertencia ao meliante que estava escondido no bairro em Piúma.  

Segundo a Polícia Militar, Izoel tem diversas passagens pela polícia e participação em vários crimes. Abusado ele é do tipo que chegava a uma casa, entrava sem pedir licença, se instalava e tocava o terror, ficava na residência pelo tempo que bem entendesse e ninguém podia pensar em denunciar.

Nesta sexta-feira, às 15h00, a equipe deu-se início a caçada a Izoel. A Rádio Patrulha 4289 com o cabo Aguilar, soldados Bernardo, Vitor Braga e Agnes durante patrulhamento no bairro Céu Azul, ao convergir na rua Planalto, se deparou com Wesley e Izoel, ambos evadidos do sistema penitenciário.

Os bandidos correram em direção a terrenos baldios que alcançam outras ruas. Wesley foi alcançado e detido na rua São Felix. Já Izoel fugiu correndo por mais ruas abaixo, invadindo casas de terceiros e se escondendo em seguida em local não sabido.

De acordo com a PM, depois que Izoel “meteu o pé”, a equipe da Força Tática cercou precariamente o perímetro e imediatamente solicitaram apoio, deslocando para o endereço as viaturas RP 4381 (3º sgt Tiago Lara / cb Jailton Morais), RP 4851 (3º sgt Pontes / sd Henrique) e CPU, RP 5205 (1° sgt Marques / cb Nogueira).

Assim que o apoio chegou ao Céu Azul Pois as buscas foram iniciadas, foi feito um cerco em todo o quarteirão por onde evadiu o criminoso. Os PM iniciaram as buscas em terrenos baldios, construções inacabadas e em quintais que moradores estavam em casa e permitiam o ingresso. Após diversas buscas, os militares desconfiaram que Izoel estaria escondido numa casa de três andares localizada na rua Vera Cruz, também conhecida como Rua da Cerca, uma vez que havia rastro por terrenos que direcionavam para aquele imóvel.

Uma senhora que reside na casa atendeu os militares e autorizou o ingresso deles no imóvel. Após o cerco estabelecido em volta de todo o quintal deste imóvel, o cabo Jailton Morais, o sargento Pontes e cabo Aguilar realizaram entrada tática no terceiro andar e localizaram Izoel que foi detido e conduzido ao cofre da viatura.  A dona da casa testemunhou a detenção e afirmou que não sabia que ele havia se escondido ali, uma vez que a entrada para o terceiro andar é independente. Na hora da detenção, Izoel apresentava algumas escoriações compatíveis com a fuga que efetuou desesperadamente por terrenos, muros, barrancos e cercas de arame farpado. Indagado, ele afirmou ter caído e se machucado durante a fuga, conforme relatado no próprio boletim de atendimento de urgência.

Durante buscas neste imóvel onde Izoel se escondeu foi localizado uma pistola 380 municiada com 9 munições intactas embaixo do tapete, e numa gaveta próxima a arma foi encontrada 05 (cinco) munições de .380 e uma munição de .40, todas intactas.

Os militares receberam informação de que havia outra arma que pertencia a Izoel escondida em outro local. De posse dessa informação todas as equipes envolvidas prosseguiram ao endereço na Rua Pindamonhogaba, tendo como referência o Bar Altas Horas, um barraco de tijolo que seria de tal de Preto. A casa estava inacabada com sinais de abandono e não havia morador.  O imóvel estava aberto e não possuía muros. Dentro de uma cama box os militares acharam uma submetralhadora, calibre .40, punho em plástico na cor cobre, com bandoleira, carregador municiado com 15 (quinze) munições calibre .40. A submetralhadora conta com acessório de supressão de ruído (silenciador) e estava com numeração raspada. Na mesma casa também foi localizado uma balança de precisão. Foi realizado o manejo tanto da pistola quanto da submetralhadora, sendo possível verificar que ambas as armas possuem seu funcionamento perfeito.

Na Rua Cafarnaum, Céu Azul, o tal Preto foi encontrado, dono do imóvel onde estava a submetralhadora. Ele estava na casa de Márcia Santos. Preto foi identificado como Norival Costa. Ele afirmou que realmente adquiriu o barraco recentemente e que está construindo.

Interrogado, Norival, sem hesitar cotou aos policiais que Márcia é mãe da namorada de Izoel e foi ela quem guardou a arma portátil no interior da cama box. Diante dos fatos, todos foram em cana e conduzidos ao DPJ de Itapemirim para as medidas de praxe.

Ferido depois de fugir e se cortar em arames, o criminoso Izoel recebeu primeiros socorros no hospital de Piúma para tratar de suas escoriações superficiais na face, nos dois cotovelos, no antebraço direito, nas costas e nos membros inferiores.

Izoel é evadido do sistema e que já fugiu de inúmeras operações policiais. Ele afirmou que sabe que a pena que possui é grande e estava disposto a tudo para conseguir fugir mais uma vez. Em tempo, os policiais informaram que a submetralhadora apreendida possui as mesmas características da utilizada no embate com a Força Tática no bairro Céu Azul no dia 07 julho de 2022, registrada no BU Nº 48275511.

Compartilhe nas redes sociais

Fonte: Espírito Santo Notícias – Notícias de Piúma a Cidade das Conchas

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.