23.1 C
Marataizes
sexta-feira, dezembro 27, 2024
23.1 C
Marataizes
sexta-feira, 27 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasPolíticaBolsonaro lidera pesquisa para eleição em 2022

Bolsonaro lidera pesquisa para eleição em 2022

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, encomendado pela revista Veja, mostra que o presidente Jair Bolsonaro lidera todos os cenários de primeiro turno – com percentuais que vão de 27,5% a 30,7% – e derrotaria os seis potenciais adversários em um segundo turno da eleição presidencial em 2022

A pesquisa, realizada de 18 a 21 de julho, levou em conta cenários com os seguintes adversários de Bolsonaro: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), o ex-ministro Sergio Moro, o governador paulista, João Doria (PSDB) e o apresentador Luciano Huck.

O que chamou a atenção é que 48,1% dos brasileiros desaprovam sua gestão, segundo o mesmo levantamento. Esse percentual era de 51,7% no fim de abril. Além disso, 38% consideram ruim ou péssimo o seu trabalho (eram 39,4% em abril). Já a aprovação passou de 44% para 47,1%, enquanto a parcela de entrevistados que considera seu governo como ótimo ou bom subiu de 31,8% para 34,3%.

Na visão de analistas, Bolsonaro teve um ganho político com o auxílio emergencial, que amenizou os efeitos econômicos da pandemia na população mais pobre. Outro motivo apontado é que o presidente adotou nos últimos dias uma atitude mais “comedida”, após a prisão de seu amigo Fabricio Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), na casa de seu advogado Frederick Wassef.

“Desde que percebeu que o conflito com o STF era perigoso, o presidente recuou, ficou quieto, parou de dar declarações bombásticas. Para uma parte dos eleitores que o apoiam, mas eram críticos ao desempenho, a postura de Bolsonaro paz e amor ajuda a melhorar a avaliação, disse José Álvaro Moisés, cientista político da USP, à revista Veja.

Na última pesquisa Datafolha, realizada em 23 e 24 de junho, a reprovação ao governo Bolsonaro era de 44% e a aprovação de 32%.

FONTE:br.noticias.yahoo.com

Confira Também