A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria de Educação, está empenhada em firmar uma parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) para instalar um polo no município. Recentemente professores dos cursos à distância da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) estiveram em Anchieta para conhecer as dependências da escola de Novo Horizonte, local indicado para sediar o polo.
Na ocasião da visita, o prefeito Fabrício Petri assinou junto à equipe da Ufes um termo de compromisso, disponibilizando espaço físico e recursos humanos para que o município possa sediar o polo.
Também participaram do encontro, a antiga e atual secretária de Educação, Janinha Gerke de Jesus e Márcia Gonçalves, respectivamente e o vereador Renato Lorencini, que no ano passado convidou Janinha para ir até a Ufes e negociar a implantação do polo. Lorencini é autor de um projeto de lei que autoriza o município a instalar polo da UAB, um dos requisitos para pleitear o pedido da Secretaria de Educação junto à Ufes e ao Ministério da Educação.
Para o prefeito, a instalação de um polo da UAB em Anchieta será fundamental para que os anchietenses tenham acesso a cursos de graduação gratuitos perto de casa, com reconhecimento de universidades federais. “Se conseguirmos trazer o polo para Anchieta será um grande conquista, pois teremos perto de casa diversos cursos de graduação à distância com reconhecimento de instituições federais”, disse.
Segundo os professores da Ufes que estiveram no encontro, poderão ser oferecidos cursos de biologia, pedagogia, química e filosofia, além de especializações. A UAB possibilita a oferta de cursos de graduação e pós graduação de instituições federais, de forma gratuita, na modalidade a distância.É possível ter em um único polo cursos de diversas universidades brasileiras.