20.6 C
Marataizes
sábado, abril 20, 2024
20.6 C
Marataizes
sábado, 20 abril 2024
EspeciaisDia a DiaAções de combate à dengue em Marataízes garante baixa incidência da doença

Ações de combate à dengue em Marataízes garante baixa incidência da doença

A Prefeitura Municipal de Marataízes, através da Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica lançou o 2º Boletim Epidemiológico Dengue e Chikungunya, visando  informar a população sobre os casos notificados e confirmados das doenças de circulação no município. Segundo o informativo, foram 69 notificações e 13 casos confirmados de dengue em Marataízes entre os dias 01 de janeiro à 17 de abril de 2019. As informações classificam o município como baixa incidência segundo o Ministério da Saúde.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Marcelle Lemos, o boletim é uma importante fonte de informações qualificadas para manter a população informada sobre os aspectos epidemiológicos das doenças, contendo os principais sintomas causados, procedimentos para atendimento, assistência, métodos para a prevenção e tratamento das doenças. Ele ajuda a esclarecer dúvidas e compreender melhor sobre os casos apresentados.

A prevenção é a melhor forma de evitar a dengue, zika e chikungunya, transmitido pelo Aedes Aegypti. Para garantir a baixa incidência, a Prefeitura de Marataízes tem realizado ações de combate ao mosquito neste período. O município conta com 36 agentes de endemias percorrendo as residências eliminando os focos e criadouros do mosquito Aedes Aegypti com a bomba costal motorizada, além da mobilização social e mutirões de limpeza. Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, Francisco Duarte, a maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios e terrenos baldios, assim as medidas preventivas envolvem o quintal e seus arredores.

Sobre o carro fumacê, o coordenador explica que os horários de atuação são preconizados pelo Ministério da Saúde observando o fator clima, iniciando na madrugada das 4h às 6h da manhã e ao anoitecer, das 6h às 22h e, ainda, alerta aos pais que não deixe seus filhos expostos diretamente à fumaça e nem próximo ao veículo, evitando queimaduras. “Quando passamos nas ruas muitas crianças correm atrás, sempre alertamos para que não façam isso, mas nem sempre somos ouvidos. Que os pais protejam seus filhos para que não aconteça nenhum acidente.” Frisa.

O coordenador informa ainda a importância do munícipe procurar uma Unidade de Saúde caso esteja com suspeita de dengue, pois o diagnóstico positivo garante que o município receba o inseticida fornecido pelo Estado. “Recebemos o inseticida de acordo com a demanda do município.” Enfatiza Francisco.

 Além da aplicação de inseticida, a Vigilância Ambiental desenvolve outras ações de combate à dengue em parceria com as Secretarias de Obras e Urbanismo, Serviços Urbanos e Agricultura no recolhimento de entulhos e pneus. Semanalmente, a equipe visita pontos estratégicos como borracharias e ferros velhos para aplicação inseticida. Monitoramento com 80 armadilhas instaladas em pontos específicos nos bairros, visando obter informações sobre em qual localidade há maior índice de mosquito. A Secretaria de Educação também é parceira nessa luta, recebendo as equipes da Vigilância Ambiental levando informações e conscientização aos alunos através de palestras e teatros. E, nos eventos realizados no município com estandes para apresentação de todo o trabalho.

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.