24.3 C
Marataizes
domingo, janeiro 5, 2025
24.3 C
Marataizes
domingo, 5 janeiro 2025
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGoverno ESGoverno do ES - Fapes recruta doutores de todo o Brasil para...

Governo do ES – Fapes recruta doutores de todo o Brasil para atuar no estado

Pesquisadores Doutores Fora do Mercado de Trabalho Podem Participar do PDCTR

Se você é um pesquisador doutor que está fora do mercado de trabalho e deseja desenvolver projetos de pesquisa no Espírito Santo, fique atento! A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) lançou a chamada pública para a seleção de propostas para a concessão de bolsas do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (PDCTR). Essa iniciativa é uma oportunidade para pesquisadores qualificados que desejam contribuir com a ciência e inovação no estado capixaba.

O PDCTR é promovido em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e disponibiliza um montante de R$ 4,9 milhões para apoiar projetos de pesquisa e inovação. Os bolsistas selecionados terão a oportunidade de desenvolver seus projetos em áreas estratégicas para o Espírito Santo, alinhadas com o Plano Nacional de Pós-Graduação e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

As áreas temáticas abrangidas pelo programa incluem agricultura sustentável, energias renováveis, inteligência artificial, saúde e bem-estar, entre outras. Os pesquisadores terão de seis a 36 meses para executar seus projetos e também poderão solicitar auxílio financeiro no valor de até R$ 60 mil para o desenvolvimento das pesquisas.

O diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão, ressalta a importância do PDCTR para atrair e fixar pesquisadores no Espírito Santo, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do estado. Além disso, o programa visa estimular a mobilidade e a fixação de pesquisadores em todas as regiões do estado, fortalecer grupos de pesquisa e diminuir as desigualdades regionais.

A chamada pública do PDCTR está dividida em duas vertentes: regionalização e interiorização. Pesquisadores doutores de outros estados ou países, bem como aqueles formados ou residentes no Espírito Santo, podem se candidatar às bolsas, desde que atendam aos critérios estabelecidos pelo CNPq.

Os bolsistas serão classificados em dois níveis, Pesquisador B e Pesquisador C, de acordo com sua experiência e produção acadêmica. É uma oportunidade única para pesquisadores qualificados que desejam contribuir com o avanço da ciência e tecnologia no Espírito Santo.

Se você se encaixa nesse perfil e deseja participar do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional, fique atento ao prazo de inscrição, que vai até o dia 26 de setembro. Não perca essa oportunidade de contribuir com a pesquisa e inovação no Espírito Santo e fortalecer sua carreira acadêmica. Maiores informações estão disponíveis no site da Fapes.

Este é um passo importante para pesquisadores doutores fora do mercado de trabalho que desejam continuar contribuindo com a ciência e inovação. Aproveite essa oportunidade e faça parte do desenvolvimento científico e tecnológico do Espírito Santo. Junte-se ao PDCTR e faça a diferença!

Fonte: Governo ES

Confira Também

NOVA ORLA MAROBÁ

Isso vai fechar em 0 segundos