A primeira escola cívico-militar da Grande Vitória foi inaugurada em Viana, na manhã desta segunda-feira (12) e já conta com 607 alunos matriculados. Os uniformes serão semelhante às fardas, com policiais militares no comando das atividades pedagógicas e aulas voltadas a temas como civismo e cidadania.
De acordo com a prefeitura, o início das aulas presenciais na unidade João Natalício Alves Pereira será iniciada após a definição do município sobre o retorno das aulas. No entanto, atraídos pela promessa de um modelo mais rígido e disciplinado, mais de 3 mil pais do município inscreveram seus filhos para tentar uma vaga na escola.
Na matrícula, a prioridade foi para os moradores do bairro Vila Bethânia, onde a escola está localizada. Depois, foi feito um sorteio para alunos de outras localidades do município.
O dia a dia na unidade vai seguir os principais ritos do militarismo, como o hasteamento diário da Bandeira do Brasil e a formação em fila para cantar o Hino Nacional. As regras também serão mais rígidas, do uniforme ao comportamento.
As disciplinas ministradas na escola serão aplicadas por professores regulares e militares da reserva, resultado de um convênio firmado entre a prefeitura e a Polícia Militar do Espírito Santo.
Os policiais cedidos trabalharão em regime de colaboração para desenvolver as atividades relacionadas à disciplina de Ética, Cidadania e Ordem Unida, além de auxiliar o corpo docente nas demais atividades. Já as disciplinas tradicionais serão ministradas por civis.
De acordo com a secretária de Educação de Viana, Luzian Belisario, todos os policiais cedidos possuem formação pedagógica em alguma área da Educação. “Todo o trabalho que será ministrado na escola seguirá a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e demais leis do Ministério da Educação”, contou.
Estrutura
A escola cívico-militar de Viana conta com uma área construída de 2.114,80 m². O espaço é composto por um bloco educacional com dois pavimentos e área esportiva coberta. A unidade contará com 10 salas de aula, laboratório, banheiros e demais espaços.
Mais 80 vagas para 2021
Todas as 600 vagas da escola cívico-militar para alunos do 1º ao 9º ano já foram preenchidas, mas cerca de 80 novas do 1º ano serão abertas para 2021, segundo a Prefeitura de Viana.
A forma de inscrição e todos os detalhes serão divulgados no período de matrícula, que tradicionalmente começa em novembro.
A escola tinha previsão de ser inaugurada no primeiro semestre deste ano, o que não aconteceu por conta da pandemia do novo coronavírus.
Mesmo com liberação por parte do governo do Estado, a prefeitura ainda está definindo a data para o retorno das aulas. “Estamos avaliando as questões sanitárias. Haverá uma definição nas próximas semanas”, afirmou o prefeito Gilson Daniel.
FONTE: tribunaonline.com.br