Alfredo Chaves amanhece com mais ânimo, pois as chuvas deram uma pausa e desde a madrugada o volume d’água começou reduzir. Neste vídeo feito por Vanderleia Brioli é possível perceber a intensidade da inundação que mais uma vez acometeu a cidade.
Iconha e Alfredo Chaves foram as duas cidades que mais sofreram prejuízos no início do ano. Entretanto antes mesmo de sair a ajuda financeira do Governo Estadual, as cidade tomam outra porrada.
Enchente em Alfredo Chaves
Vários comerciantes no entanto, acabaram desistindo e fecharam as portas após a primeira perda do ano, com essa segunda enchente será difícil manter a motivação dos empreendedores.
Vídeo feito hoje (02/03) ás 07:50hs
Leia Mais
- População de Iconha-ES sofre com mais uma enchente. Veja os Vídeos!
- Cachoeiro-ES: Rio Itapemirim sobe mais de 4 metros
Chuvas assustaram moradores de castelo, na cidade a Defesa Civil chegou a usar o sino da Igreja, pois já estava tarde e a população precisava ser alertada sobre uma possível enchente, confira a mais informações abaixo.
Na noite deste domingo (01), a Defesa Civil de Castelo-ES, toca o sino da Igreja Nossa Senhora Aparecida deixando um alerta para possível transbordamento do rio na área urbana da cidade.
A Defesa Civil de diversas cidades já emitiu alerta máximo para que a população que mora em área de risco e com histórico de alagamento e deslizamento fique precavida para que possa evitar o pior, em caso de novas enchentes nas cidades da região Sul.
Confira os Vídeos!
Fonte: Folha do ES
Alertas de chuva foram emitidos com antecedência por institutos de meteorologia.
Institutos meteorológicos acertaram as previsões do tempo e emitiram alertas. As medidas são de grande importância, pois acaba antecipando a população sobre a possibilidade de alagamentos. Confira o Alerta Vermelho emitido mais cedo no Portal Maratimba.
INMET publica ALERTA VERMELHO e chuvas podem passar 100 mm
O INMET publicou de perigo para diversas regiões capixabas, as chuvas podem superar os 100 mm/dia. Portanto por esse motivo existe grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios. Além disso deslizamentos de encostas poderão ocorrer em cidades com tais áreas de risco.
Ações recomendadas pela Defesa Civil
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia.
- Observe alteração nas encostas.
- Permaneça em local abrigado.
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
INMET publica ALERTA VERMELHO
A população deve ficar atenta aos perigos que as chuvas podem causar, portanto confira as regiões que estão sob alerta vermelho do INMET.
Área de alerta: Serrana Capixaba, Metropolitana de Vitória, Litoral Sul Capixaba, Central Sul/Caparaó Capixaba
A população capixaba ainda nem se recuperou das chuvas de janeiro, quando diversas cidades foram destruídas, no entanto precisam se preparar para o pior se as chuvas continuarem a cair forte.
Alerta de perigo para chuvas e alagamentos no ES
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais emitiu alerta de chuva forte e risco de alagamentos para o Espírito Santo.
O Sul do Estado sofre mais uma vez com as chuvas que caem em toda região. Entretanto a chuva forte no último sábado deixou ruas alagadas não apenas em Cachoeiro. Cidades como Alfredo Chaves e Iconha também sofreram as consequências das chuvas e moradores da região estão em estado de atenção.
Confira o que diz o INMET
O Inmet, Instituto Nacional de Meterologia emitiu um alerta neste domingo (1) de grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. A previsão é de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. O alerta vale até às 8h da segunda-feira (2).
Incaper também emitiu alerta
O Incaper também emitiu alerta de ‘estado de observação’ devido às condições meteorológicas favoráveis para a ocorrência de chuvas ocasionalmente moderadas a fortes, que podem resultar em acumulados expressivos ao longo do período em alguns trechos do Estado.
Sul do Estado em alerta
Alfredo Chaves e Iconha, no Sul do Espírito Santo estão em alerta por conta das chuvas do final de semana.
No final da tarde de sábado (29), o rio Iconha chegou a subir quase quatro metros acima do nível normal.
Iconha apreensiva com temor da Chuva Forte
Durante a noite o nível de água começou a baixar, mas segundo a Defesa Civil, o alerta permanece, e o rio continua bem cheio. Portanto com pelo menos dois metros acima do nível normal.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, uma ponte na localidade de Campinho, que já estava prejudicada desde as últimas chuvas de janeiro, voltou a apresentar problemas na cabeceira e está interditada. A cidade também registrou quedas de barreiras, mas sem vítimas.
Perigo em Alfredo Chaves
Em Alfredo Chaves, a Defesa Civil informou que os moradores também continuam em alerta. Algumas ruas dos bairros Ouro Branco e Macrina chegaram a ficar alagadas no sábado (29), mas a noite o nível de água já havia baixado.
Rio Benevente subiu 3 metros além do normal
O rio Benevente, que corta a cidade chegou a subir três metros acima do normal. Mas apesar da apreensão, nenhuma ocorrência grave foi registrada no município.
Leia Mais
- Instituto emite alerta de chuva forte para Marataízes e Itapemirim
- Chuvas no ES: 415 pessoas tiveram de deixar suas casas no Sul do Estado
- Cachoeiro: Rio Itapemirim começa a transbordar em Pacotuba. Defesa Civil ALERTA!
Confira o alerta vermelho para chuvas no Espírito Santo
Título Original: Praia Central de Marataízes sofre com as “Chuvas de Março”. Vídeo