20.4 C
Marataizes
sábado, julho 26, 2025
26 de julho de 2025
26 de julho de 2025
CidadesPorto Central assina cooperação com Porto de Pecém

Porto Central assina cooperação com Porto de Pecém

 

Porto Central/ES e o Porto de Pecém/CE assinaram ontem (06/02) na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES) o Protocolo de Intenções que visa gerar novas oportunidades de negócios, investimentos e sinergias operacionais.

O ato é mais um passo para estimular o desenvolvimento econômico do país e regional do Espírito Santo e Ceará.

SOBRE O PORTO CENTRAL

O Porto Central é um complexo industrial portuário, privado, de águas profundas, multipropósito em desenvolvimento no Município de Presidente Kennedy/ES, sul do Estado do Espírito Santo, em uma área de aproximadamente 2.000 hectares, desenvolvido pelo Porto de Roterdã e pela TPK Logística S.A.

Trata-se de um porto de águas profundas com até 25 metros de profundidade, capaz de receber navios de grande calado, como os navios Valemax e VLCC’s – Very Large Crude Oil Carrier.

Será um porto que servirá grandes empresas dos setores de petróleo e gás, mineração, agrícola, de apoio à indústria offshore, assim como estaleiro e terminal de contêiner e carga geral que movimentarão cargas diversas como veículos, produtos siderúrgicos, coque de petróleo para cimenteiras, soja e fertilizantes, carvão, GNL, rochas ornamentais, etc.

O porto está sendo desenvolvido no modelo de condomínio portuário, no qual os empreendedores serão responsáveis pela infraestrutura portuária, terrestre e de utilidades (tais como dragagem, quebra-mar, cais e píeres e vias de acesso) e os clientes do Porto Central arrendam áreas para a implantação de suas respectivas indústrias e/ou terminais. Esse modelo reduz o investimento global e os custos operacionais para os nossos clientes, permitindo que os clientes dediquem os seus recursos às suas atividades fins.

O Porto Central visa criar uma nova perspectiva portuária, com um ambiente atrativo para a indústria, comércio e serviços, a fim de se tornar um porto de classe mundial único no Brasil.

Fonte: Gazeta Online

Confira Também