Porto Central/ES e o Porto de Pecém/CE assinaram ontem (06/02) na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES) o Protocolo de Intenções que visa gerar novas oportunidades de negócios, investimentos e sinergias operacionais.
O ato é mais um passo para estimular o desenvolvimento econômico do país e regional do Espírito Santo e Ceará.
SOBRE O PORTO CENTRAL
O Porto Central é um complexo industrial portuário, privado, de águas profundas, multipropósito em desenvolvimento no Município de Presidente Kennedy/ES, sul do Estado do Espírito Santo, em uma área de aproximadamente 2.000 hectares, desenvolvido pelo Porto de Roterdã e pela TPK Logística S.A.
Trata-se de um porto de águas profundas com até 25 metros de profundidade, capaz de receber navios de grande calado, como os navios Valemax e VLCC’s – Very Large Crude Oil Carrier.
Será um porto que servirá grandes empresas dos setores de petróleo e gás, mineração, agrícola, de apoio à indústria offshore, assim como estaleiro e terminal de contêiner e carga geral que movimentarão cargas diversas como veículos, produtos siderúrgicos, coque de petróleo para cimenteiras, soja e fertilizantes, carvão, GNL, rochas ornamentais, etc.
O porto está sendo desenvolvido no modelo de condomínio portuário, no qual os empreendedores serão responsáveis pela infraestrutura portuária, terrestre e de utilidades (tais como dragagem, quebra-mar, cais e píeres e vias de acesso) e os clientes do Porto Central arrendam áreas para a implantação de suas respectivas indústrias e/ou terminais. Esse modelo reduz o investimento global e os custos operacionais para os nossos clientes, permitindo que os clientes dediquem os seus recursos às suas atividades fins.
O Porto Central visa criar uma nova perspectiva portuária, com um ambiente atrativo para a indústria, comércio e serviços, a fim de se tornar um porto de classe mundial único no Brasil.
Fonte: Gazeta Online