22.6 C
Marataizes
sábado, abril 20, 2024
22.6 C
Marataizes
sábado, 20 abril 2024
NotíciasGeral10 Melhores Universidades Privadas Do Brasil

10 Melhores Universidades Privadas Do Brasil

Melhores Universidades Privadas Do Brasil. Todos os anos o jornal A Folha de São Paulo prepara, o Ranking de Universidades da Folha – RUF.

Para chegar aos números que definiram as posições do ranking. A Folha levou em consideração dados relativos ao ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização das universidades. Dessa forma, atribuindo pontuações para cada.

Um dos grandes destaques entre as melhores universidades privadas do Brasil foi a PUC. Afinal, tem cinco campus representados entre as 10 melhores.

Destacou-se também o estado do Rio Grande do Sul. Afinal, colocou 3 universidades entre as 10 melhores universidades privadas do Brasil.

Além disso, completam o ranking, junto com as 5 unidades da PUC:

  • Universidade Presbiteriana Mackenzie;
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
  • Universidade de Caxias do Sul;
  • Universidade Católica de Brasília;
  • Universidade de Fortaleza.

Como foi feito o ranking?

Para avaliar as melhores universidades privadas do Brasil de forma eficiente, foram levadas em consideração todas as 197 universidades que existem no país atualmente. Os dados que foram tomados como base foram os de 2019.

Nesse meio, para se chegar a uma avaliação mais correta. Levou-se em consideração os níveis de pesquisa, ensino, inovação, internacionalização e mercado. Para cada uma dessas vertentes foram atribuídos pontos.

Por fim, as universidades que conseguiram somar mais pontos depois de serem avaliadas pelos diversos prismas. Foram as que conseguiram as melhores posições.

Além disso, para chegar aos números finais. Cada um dos pontos, pesquisa, ensino, inovação, internacionalização e mercado receberam pontos de acordo com determinados itens previamente previstos.

Pesquisa

Primeiramente, para avaliar a pontuação no quesito, pesquisa, foram levadas em consideração. Informações sobre número de publicações e citações feitas. Além disso, as publicações feitas pelos docentes em revistas nacionais e as teses defendidas.

Ensino

Mas, no caso de avaliação de ensino, foi necessário avaliar a opinião dos docentes. Além disso a capacitação dos profissionais, considerando os títulos de mestre e doutor. Por fim, se eles mantinham dedicação exclusiva às atividades de ensino.

Inovação

Por exemplo, no caso da inovação foi preciso ir mais a fundo e verificar o número de patentes que as universidades pediram no período. Além disso, quantas foram as parcerias montadas com empresas. Principalmente para estudos relacionados ao setor produtivo.

Mercado

Porém, quanto ao mercado, a avaliação se pautou na opinião de empregadores. Que, dessa forma, se manifestaram sobre as preferências de contratar profissionais oriundos dessas universidades.

Internacionalização

Por exemplo, quanto à internacionalização, a avaliação foi feita com base nas citações internacionais realizadas envolvendo os trabalhos dos docentes. Além disso, as publicações feitas em conjunto com profissionais estrangeiros.

Por fim, esclarecido isso, vamos agora falar sobre as universidades que se destacaram nessa avaliação.

As melhores universidades privadas do Brasil

O ranking elaborado pela Folha de São Paulo analisa todas as universidades do país. Aqui, entretanto, focaremos nas 10 universidades privadas que tiveram melhor desempenho nessa avaliação.

Por exemplo, cada uma delas se destacou em determinados pontos. Por isso, é bom prestar bastante atenção.

Vamos lá.

10ª UNIFOR CE ( Universidade de Fortaleza )

A 10º posição entre as melhores faculdades privadas do Brasil foi a UNIFOR, do Ceará. Fundada em 1973, a instituição conta hoje com 44 cursos. Dessa forma estão distribuídos 22.743 alunos, em cursos de graduação e pós-graduação.

Por exemplo, no ranking, a A Universidade de Fortaleza se destacou na avaliação feita pela Folha. Dessa forma, alcançou a nota final de 60,43 pontos. Assim a colocando em décimo lugar, na lista entre as melhores universidades privadas do país.

Além disso, a UNIFOR também se destacou no quesito mercado, ocupando a 17ª posição. Porém, já nos cursos, ficou com Engenharia de Produção e Engenharia de Controle de Automação. Ambas ocupando o 20º lugar entre os cursos do país.

O MEC deu nota 3 para a universidade no índice geral de cursos e ela ocupa, entre todas as Universidades, incluindo as públicas, o 63º lugar.

9 ª UCB DF (Universidade Católica de Brasília)

Em nono lugar temos a Universidade Católica de Brasília, que alcançou 62,07 pontos na avaliação da Folha de São Paulo. Fundada em 1974, a universidade tem unidades apenas em Brasília.

No entanto, só no Distrito Federal a universidade tem 10.362 alunos, que são distribuídos em 60 cursos diversos, de graduação e pós-graduação.

A universidade se destacou e entro no ranking das melhores universidades privadas do Brasil com uma 17ª posição muito elogiada quando a sua internacionalização, ponto de extrema relevância nos dias de hoje.

Além disso, destacaram-se os cursos de letras (39º) e odontologia (41º).

O índice geral de cursos atribuído pelo MEc para a UCB foi 4.

8 ª PUCSP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

A primeira unidade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo a aparecer na lista é exatamente a que está instalada no estado de São Paulo. Fundada em 1946, a universidade tem unidades em Barueri, na Capital e também em Sorocaba.

A PUC de São Paulo conta atualmente com 12.846 alunos nos cursos de graduação e pós graduação. Os cursos são, ao todo, 51, divididos entre três unidades.

Com uma nota final de 62,4 pontos, na avaliação da Folha, a Universidade alcançou a 56º entre as universidades mais bem avaliadas do país, incluindo as públicas.

Destacou-se principalmente na avaliação de mercado, ocupando a 7º posição e, entre os seus cursos, chamaram a atenção os de serviço social, 2º mais bem avaliado entre todos, Ciências Contábeis (3º) e Relações internacionais (4º).

O Ministério da Educação atribuiu nota 4, no índice geral de cursos à PUC SP.

7 ª PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)

A PUC Minas foi fundada em 1958 e atualmente conta com unidades espalhadas por todo o estado. A universidade está presente em Arcos, Belo Horizonte, Betim, Contagem, Poços de Caldas, Serro e Uberlândia.

Atualmente, a 7ª entre as melhores universidades privadas do Brasil, conta com 45.879 alunos e tem 130 cursos. Os cursos foram avaliados com nota 4 pelo índice geral de cursos e, no total, a faculdade conseguiu 64,33 pontos no índice da Folha.

A avaliação de mercado da PUC Minas também foi positiva (6ª posição), enquanto que os cursos que mais se destacaram na avaliação foram os de Fisioterapia (13º), propaganda e marketing (11º) e Relações internacionais (9º).

6 ª UCS (Universidade de Caxias do Sul)

A Universidade de Caxias do Sul – UCS ocupou o 6º lugar entre as melhores universidades privadas do Brasil no ranking da Folha. Ela é uma entre as diversas universidades do Rio Grande do Sul presentes entre as melhores.

Com unidades em Bento Gonçalves, Canela, Farroupilha, Caxias do Sul, Guaporé, Nova Prata, Vacaria e São Sebastião do Caí, a universidade conta hoje com 153 cursos, nos quais têm matriculados 22.781 alunos.

Fundada em 1967, a UCS conta com nota 3, no índice geral de cursos do MEC e se destacou no ranking da folha pela 6ª posição alcançada no quesito inovação.

A 42ª melhor universidade do Brasil, incluindo as públicas, tem ainda cursos muito bem avaliados, como turismo (13º) e Engenharia de controle e automação (22º).

5 ª UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

Na quinta posição, vem a Unisinos, que foi fundada em 1969 e atualmente conta com unidades em Porto Alegre e São Leopoldo, ambas no estado do Rio Grande do Sul.

A universidade conta hoje com 110 cursos e tem sob sua tutela 23.854 alunos.

Na avaliação feita pela Folha de São Paulo, a universidade tem uma boa imagem de mercado, ocupando a 17ª posição.

Se ocupa o quinto lugar entre as privadas, no ranking geral a UNISINOS ficou com a 36ª posição.

Ainda, é importante destacar que a universidade recebeu nota 4 na avaliação feita pelo Ministério da Educação, pelo índice geral de cursos.

Por fim, destacaram-se entre os cursos da UNISINOS os cursos de Moda (11º), engenharia de controle e automação (12º) e Relações internacionais (12º).

4 ª MACKENZIE ( Universidade Presbiteriana Mackenzie )

Em 4º lugar temos o Mackenzie. A universidade, uma das mais conhecidas do estado de São Paulo, conta com unidades na capital, em Campinas e também em Barueri.

Fundada em 1952, a universidade conta atualmente com 32.119 alunos, os quais aproveitam os 47 cursos de graduação e pós-graduação que são distribuídos pelas unidades.

Os destaques do Mackenzie ficaram para a sua avaliação de mercado, na qual alcançou 17,72 pontos, ocupando a 4ª posição. Destaque também para o curso de Arquitetura e Urbanismo, o 7º Mais bem avaliado.

Com 73,6 pontos, o Mackenzie se posiciona na 4ª posição entre as melhores universidades privadas do Brasil, e na 34ª, no ranking geral. A nota do índice de cursos atribuída pelo MEC é 4.

3 ª PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)

Abrindo o podium das melhores universidades privadas do Brasil temos a PUC PR. Com unidades espalhadas por todo o estado do Paraná, a PUC PR conseguiu uma boa avaliação no ranking.

Com unidades em Londrina, Curitiba, São José dos Pinhais, Toledo e Maringá, a universidade foi fundada em 1960 e, atualmente, a conta com 100 cursos e tem matriculados 21.899 alunos em suas unidades, em cursos de graduação e pós-graduação.

A nota atribuída pela Folha foi de 76,88 pontos e a PUCPR destacou-se, principalmente, no quesito inovação, no qual conseguiu 3,45 pontos e ocupou a 8ª posição entre todas as universidades.

O curso de maior destaque foi Arquitetura e Urbanismo, ocupando a 17ª posição entre os avaliados. Mas o MEC atribuiu nota 4 à universidade no índice geral de cursos, atestando a qualidade de todos eles.

Ocupando o 3º lugar entre as privadas, a PUC PR ocupa a 30ª posição quando o ranking leva em consideração também as públicas.

2 ª PUC Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

O segundo lugar do ranking entre as melhores universidades privadas do Brasil também é ocupado pela PUC. Desta vez, o campus que conseguiu mais pontos e foi bem avaliado foi que está instalado na cidade do Rio de Janeiro.

Em funcionamento desde 1940, a PUC RIO conta atualmente com 12.998 alunos, divididos em seus 47 cursos de graduação e pós-graduação. A relação candidato/vaga da universidade atualmente é de 2,6.

Na avaliação feita pela Folha a universidade alcançou 83,68 pontos e se destacou no quesito internacionalização, ocupando a 5ª posição nesse quesito, em uma avaliação envolvendo todas as universidades.

Entre os cursos o destaque fica para o de Computação, que ocupa o 7º lugar entre os melhores, e o de Relações internacionais (8º).

1 ª PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

Por fim, fica o destaque para a nota 4 atribuída pelo MEC no índice geral de cursos.

A PUC do Rio Grande do Sul, de Porto Alegre, alcançou o primeiro ligar entre as universidades privadas no ranking da Folha. Isso quer dizer que, levando em consideração todos os itens avaliados, ela foi a que conseguiu a maior pontuação.

Com um total de 58 cursos oferecidos atualmente, a Universidade conta com 18.535 alunos e é uma da mais importantes da região sul. Os cursos de graduação e pós-graduação são variados e atendem uma grande gama de estudantes.

Fundada em 1948, a PUCRS foi avaliada com uma nota final de 84,31 pontos. O grande destaque ficou para a pontuação alcançada no quesito inovação, que fez com que a universidade ocupasse o 9º lugar entre todas as outras, incluindo as públicas.

Entre os cursos da primeira entre as melhores universidades privadas do Brasil o destaque ficou para os cursos de Serviço Social e Comunicação, que ocuparam o 7º lugar entre os cursos de todo o país. Mas há outros também muito bem posicionados.

Os cursos de Psicologia e propaganda e marketing também estão entre os 10 mais bem avaliados do país.

O Ministério da Educação – MEC deu nota 4 para a Universidade no Índice Geral de Cursos – IGC. O valor é importante, pois esta é a forma de o MEC avaliar a qualidade das instituições de ensino superior no país.

No total, incluindo todas as faculdades do país, a PUCRS ocupou a 18ª posição.

Com tudo isso, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul conseguiu a primeira posição no ranking das melhores universidades privadas do Brasil.

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.