24.8 C
Marataizes
quinta-feira, julho 4, 2024
24.8 C
Marataizes
quinta-feira, 4 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
EspeciaisInformativosVolume de serviços aumenta 0,5% no mês de abril - IBGE

Volume de serviços aumenta 0,5% no mês de abril – IBGE

Em abril de 2024, o setor de serviços no Brasil apresentou um crescimento de 0,5% em relação a março, marcando o segundo mês consecutivo de resultados positivos. Nesse período, o setor acumulou um ganho de 1,2%. Em relação a abril de 2023, o crescimento foi de 5,6%, após um recuo de 2,2% em março.

No acumulado do primeiro quadrimestre de 2024, o volume de serviços teve uma expansão de 2,3% em comparação com o mesmo período de 2023. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o setor mostrou um aumento de 1,6% em abril de 2024, comparado a 1,4% em março.

A pesquisa mensal de serviços indica que o setor está 12,9% acima do nível pré-pandemia em fevereiro de 2020 e 0,7% abaixo do ponto mais alto da série histórica em dezembro de 2022.

Os destaques do setor foram os avanços nas atividades de informação e comunicação, que renovaram o ápice de sua série histórica, e nos serviços de transportes e outros serviços, que também apresentaram crescimento significativo.

Regionalmente, 20 Unidades da Federação registraram expansão no volume de serviços em abril, com São Paulo e Minas Gerais liderando os avanços. Em comparação com abril de 2023, a expansão do setor foi acompanhada por 23 das 27 UFs, com São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro apresentando os maiores crescimentos.

No setor de atividades turísticas, houve um crescimento de 2,3% em abril de 2024 em relação ao mês anterior. Regionalmente, a maior parte dos locais pesquisados acompanhou esse movimento de expansão, com São Paulo e Minas Gerais liderando os avanços. Na comparação com abril de 2023, o índice de atividades turísticas teve uma expansão de 4,5%, impulsionado principalmente pelo aumento na receita de empresas do ramo de transporte aéreo de passageiros e serviços de bufê.

No transporte de passageiros, houve um crescimento significativo em abril de 2024, enquanto o transporte de cargas também apresentou um aumento. Regionalmente, diversos estados registraram avanços nessas áreas, com Minas Gerais e Bahia se destacando.

Em resumo, o setor de serviços no Brasil está demonstrando sinais de recuperação e crescimento, com várias atividades e regiões apresentando resultados positivos em abril de 2024. A tendência de expansão nos próximos meses indica uma retomada econômica no país.

Portal IBGE

Confira Também