Os ministros do atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) têm transformado as viagens em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), que só deveriam acontecer em determinadas situações, em uma rotina que os permitem passar os finais de semana em seus estados e retornar para Brasília no domingo ou na segunda-feira a bordo de aeronaves oficiais.
Segundo um levantamento realizado pelo site Metrópoles com dados disponibilizados pela FAB, o campeão nesse tipo de conduta é o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. No total, o chefe da pasta federal fez nada menos que nove voos às sextas e aos sábados para São Luís, capital do Maranhão, onde tem residência, e retornou à Brasília no término do fim de semana.
Desse total, apenas em três viagens Dino tinha compromisso na cidade, enquanto nas outras seis oportunidades ele alegou motivos de segurança para viajar a bordo das aeronaves da Força Aérea. Ao Metrópoles, o Ministério da Justiça alegou que as viagens de Dino estão de acordo com os requisitos estabelecidos oficialmente.
Quem também tem usado de forma frequente os voos oficiais é o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que voou oito vezes para São Paulo às sextas-feiras, com retorno à Brasília no início da semana seguinte. Para justificar as viagens realizadas quando não há uma agenda oficial em São Paulo, Marinho, assim como Dino, tem usado como justificativa os motivos de segurança.
De forma similar ao comunicado emitido pela pasta de Justiça e Segurança Pública, o Ministério do Trabalho e Emprego também alegou que Luiz Marinho usa os aviões conforme o decreto que regula a utilização das aeronaves oficiais.
Avião da Força Aérea Brasileira Foto: Força Aérea Brasileira/Ten Enilton
Viagens em aviões da FAB viram rotina entre ministros de Lula
Confira o conteúdo completo em Pleno News. Todos os Direitos Reservados.