21.3 C
Marataizes
quinta-feira, julho 24, 2025
24 de julho de 2025
NotíciasEducaçãoVI Jornada da Integração começa na Região Sul

VI Jornada da Integração começa na Região Sul

Programação no Campus Piúma segue até terça-feira (22).

A semana no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) começou com mais uma etapa da VI Jornada da Integração, dessa vez na Região Sul. Com sede no Campus Piúma, o evento contou com a participação de alunos e servidores do campus e ainda dos campi de Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Ibatiba e Venda Nova do Imigrante.

A solenidade de abertura contou com a presença do reitor do Ifes, Jadir Pella; dos pró-reitores de Ensino, Adriana Pionttkovsky Barcellos; de Extensão, Lodovico Ortlieb Faria; e de Pesquisa e Pós-Graduação, André Romero da Silva, que participou de forma on-line; além da diretora de Pós-Graduação do Ifes, Danielle Piontkovsky; e o diretor de Pesquisa e presidente da comissão organizadora da Jornada, Wanderson Romão. Estiverem presentes ainda os diretores-gerais Marcelo Fanttini Polese (Piúma); Maíra Maciel Mattos de Oliveira (Venda Nova do Imigrante); Romulo Matos de Moraes (Alegre); e Edson Maciel Peixoto (Cachoeiro de Itapemirim); a diretora administrativo-financeira da Fapes, Lúcia Queiroz Araújo; e o secretário de Desenvolvimento de Piúma, Gustavo Meireles.

O diretor-geral do Campus Piúma e anfitrião do evento, Marcelo Polese, deu as boas-vidas e destacou o papel do Instituto como política pública em educação. “Encerramos a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a nossa Semana de Engenharia de Pesca e, hoje, recebemos a Jornada. Esses eventos mostram que o Ifes é muito além de sala de aula. Somos conhecimento”, afirmou. “Sem os nossos alunos, seríamos só prédio. Vocês (estudantes) são o que mantém essa instituição de pé”, encerrou o diretor. Representando os diretores dos campi da Região Sul, a diretora do Campus Venda Nova, Maíra Maciel Mattos de Oliveira, ressaltou que o papel do Ifes como instituição é o tripé ensino, pesquisa e extensão. “Em alguns momentos a gente consegue unir os três e a Jornada da Integração é o ápice dessa união”, afirmou.

O diretor de Pesquisa do Ifes, Wanderson Romão, que também preside a comissão organizadora da VI Jornada da Integração, destacou que essa edição é a primeira presencial após duas edições on-line em função da pandemia do Covid-19. “ Por isso, vocês estudantes têm um papel muito importante de participar dessa jornada e aproveitar para conhecer os trabalhos realizados pelos colegas dos outros campi”, disse aos alunos presentes. “A nossa ideia de ser regional é começar a integração de fato pelas regiões”, destacou.

A diretora administrativo-financeira da Fapes, Lúcia Queiroz Araújo, reforçou a parceria com o Ifes e o papel da fundação em fomentar pesquisa, inovação e extensão no Espírito Santo. Destacou que a Fapes é a segunda fundação em investimentos no Brasil e, neste ano, só o Ifes captou 13 milhões de reais. O secretário de Desenvolvimento de Piúma, Gustavo Meireles, enfatizou a parceria do município com o Ifes e reafirmou o protagonismo dos estudantes. “Sem vocês essa instituição não teria razão de existir. Além de motivo, vocês (alunos) são o futuro dessa instituição”, finalizou.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, André Romero da Silva, participou de forma on-line. O gestor lembrou as conquistas da instituição na área de pesquisa, como o aumento em quase sete vezes o número de bolsas de pesquisa nos últimos anos, entre outras. Ele destacou ainda a importância de eventos como esse para que a pesquisa, a inovação e a extensão se aproximarem das atividades curricularizadas na instituição. O pró-reitor de Extensão, Lodovico Ortlieb Faria, falou sobre a novo formato da Jornada. “A configuração do evento, dessa forma, com uma formatação distribuída e regionalizada. A ideia é de ter mais oportunidade para que os campi participassem, dar mais visibilidade ao que é produzido nas unidades do Ifes”, disse.

Adriana Pionttkovsky Barcellos, pró-reitora de Ensino, destacou a participação dos servidores do Ifes para que o evento aconteça. “É um trabalho robusto, que traz seus desafios mas que só conseguimos fazer porque muitas pessoas trabalham nisso”, afirmou. O reitor do Ifes, Jadir Pela, encerrou a solenidade de abertura e destacou o novo formato da jornada. “Esse é um formato que traz oportunidade para que os estudantes da região possam participar e cumpre um papel importante de integração entre as unidades e de popularização da ciência”, finalizou.

Após a solenidade de abertura, teve a apresentação teatral “A Priori: Mitolate”, do grupo de teatro Evoé. O grupo é formado por estudantes do campus e coordenado pelo professor Fernando Beiter. O professor Wanderson Romão encerrou a programação da manhã com a palestra “A importância do Jovem Cientista Capixaba na Ciência Brasileira”. Em sua fala, ele destacou aos estudantes 13 bons motivos para ser um cientista.

Confira a gravação da abertura da Jornada de Integração do Ifes.

Programação da Jornada
Nesta terça-feira (22), a VI Jornada da Integração continua no Campus Piúma, reunindo os campi da Região Sul. No mesmo dia, terá início a Jornada na região Norte, com sede no Campus Nova Venécia. As atividades incluemmostras de trabalhos, inclusive da Feira de Ciências Norte Capixaba (Fecinc). O encerramento da Jornada – que contará também com a premiação da Fecinc – terá transmissão pelo YouTube do Ifes.

Acesse o site jornadadeintegracao.ifes.edu.br.



IFES – Instituto Federal do Espírito Santo

Confira Também

Editor
Editor
Roberta Carvalho editora do Portal Maratimba