26.2 C
Marataizes
sábado, dezembro 14, 2024
26.2 C
Marataizes
sábado, 14 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasPolíticaVAI VOTAR? Se pretende votar, mas faltou as últimas eleições, segunda (6)...

VAI VOTAR? Se pretende votar, mas faltou as últimas eleições, segunda (6) é o último dia para não ter seu título cancelado

Se você quer votar nas eleições para Prefeito e Vereadores ano que vem, seu título tem que estar em dia.

Se você é um dos inúmeros brasileiros que deixaram de votar, por estarem com a política atual ou mesmo por motivos de força maior e no ano de 2020 vai votar esperançoso com mudanças para o legislativo municipal, então você tem apenas esta segunda-feira (6) para regularizar sua situação.

O prazo termina hoje para os eleitores faltosos nas últimas três, caso contrário seu título será cancelado. Três faltas em votação, isso contando turnos de eleições, eleições suplementares, convocadas quando o pleito oficial é anulado devido a irregularidades.

Se você pagar as multas referentes às ausências e comparecer a um cartório eleitoral, apresentar, além do título, um documento com foto e um comprovante de residência, tudo se resolve.

Também pela internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), você inicia o processo e consulta como está sua situação junto ao TSE.

Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral, quase 3 milhões de pessoas no Brasil, podem ter o título cancelado, caso não resolvam a pendência.

Até hoje (6), apenas 93.702 regularizaram a situação desde o início do prazo, no mês de março de 2019.

Com o título cancelado, a pessoa fica, impedida de obter passaporte, carteira de identidade, de receber salário de função ou emprego público, participar de concorrência pública ou administrativa estatal, impossibilitado de obter empréstimos em instituições públicas, matricular em instituições de ensino e até nomeado em Concurso Público.

As pessoas entre 16 e 18 anos e acima de 70 anos, não terão seus títulos cancelados, pois votar para eles é facultativo e os portadores de deficiência, a quem seja impossível ou extremamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais.

Então confira e se regularize se necessário, o prazo limite é hoje. Os números dos títulos cancelados começarão a ser divulgados em 24 de maio.

Fonte: TSE

Confira Também