Unimed Sul orienta professores de Marataízes para identificarem problemas visuais em alunos

Professores da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Oscar Montenegro, de Cachoeiro de Itapemirim, e da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Boa Vista do Sul, de Marataízes, participaram, no último sábado, 04, de um treinamento de Acuidade Visual – uma ação do Projeto Vi Ver Unimed, do Núcleo Feminino Cooperativista da Unimed Sul Capixaba.

A capacitação, que foi realizada na sede da operadora de saúde, em Cachoeiro de Itapemirim, teve o objetivo de orientar os docentes para a aplicação de testes de acuidade visual nas escolas, reconhecendo assim os alunos com dificuldades para enxergar com clareza – problema que afeta o desenvolvimento escolar de muitos deles.

O treinamento foi ministrado pelo oftalmologista da Unimed Sul Capixaba, Dr. Fernando Lemgruber, que utilizou como didática o material do projeto “Olhar Brasil”, do Governo Federal. O especialista orientou os professores a identificarem situações simples no dia a dia do aluno, como reparar se o estudante enfrenta dificuldades ao realizar leituras ou ao enxergar o quadro escolar. Os educadores também receberam a Tabela de Snellen, diagrama utilizado para avaliar a acuidade visual utilizado em testes para a detecção de problemas evidentes na visão.

“Os professores realizam papeis cruciais em todo o processo de identificação de um aluno com dificuldades para enxergar com clareza. Além de atuarem como filtros para a realização dos exames, são estimulados a replicarem o conhecimento, a capacitarem outros educadores e a orientar os pais dos alunos que apresentem dificuldades na visão, para que procurem atendimento oftalmológico”, destacou o médico Fernando Lemgruber.

Após a triagem realizada pelos professores, os alunos que apresentarem pouca clareza na visão serão encaminhados para exames oftalmológicos gratuitos com oftalmologistas da Unimed Sul que se voluntariaram para a ação. Aqueles que tiverem necessidade do uso de óculos receberão o item gratuitamente por meio do Projeto Vi Ver Unimed. Caso o problema seja outro, o aluno será encaminhado para os serviços especializados do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a Assistente de Responsabilidade Social da Unimed Sul Capixaba, Barbara Mendes Devargas, o objetivo da ação é contribuir para que crianças que possuem problemas na visão, mas que não têm condições de realizar os exames, consigam ter acesso a um oftalmologista e a um tratamento adequado. Ela acrescenta que a previsão é de que os estudantes selecionados realizem o exame clínico no mês de setembro.

O projeto social Vi Ver Unimed foi criado em 2015 e é coordenado pelo Núcleo Feminino Cooperativista da Unimed Sul Capixaba, constituído por médicas, esposas de médicos e colaboradores da operadora de saúde. Para promover ações como essa, o grupo organiza Brechós Solidários, com a venda de roupas e acessórios doados por cooperados e colaboradores da operadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

dois × dois =