22 C
Marataizes
terça-feira, julho 2, 2024
22 C
Marataizes
terça-feira, 2 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasGeralUcrânia critica silêncio do Brasil sobre explosão em barragem - News Brasil

Ucrânia critica silêncio do Brasil sobre explosão em barragem – News Brasil

O governo da Ucrânia esperava mais “apoio” do Brasil e gostaria que o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levantasse a voz contra a explosão da barragem de Kakhovka, disse, nesta terça-feira (6), a embaixada do país em Brasília. A detonação da barragem da usina hidrelétrica é considerada por Kiev um ato de terrorismo provocado pela Rússia.

O encarregado de negócios ucraniano, Anatoliy Tkach, atualmente chefe da missão diplomática no país, disse ter informado o Itamaraty sobre o incidente na represa e a situação de emergência, mas afirmou que não recebeu nenhuma resposta.

– Evidentemente gostaríamos de contar com a condenação do governo brasileiro contra atos de terrorismo em massa. A embaixada informou ao governo sobre a explosão na usina de Kakhovka. Até o momento não temos um comunicado do governo brasileiro. Gostaríamos de ter um maior apoio nas situações críticas, em particular como nessa da usina – assinalou.

Até a noite desta terça, a diplomacia brasileira não havia publicado nenhuma nota sobre o caso, o que contrasta com reações de conflitos em outras partes do mundo, como na África e no Oriente Médio. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também não falou sobre o assunto.

“Gostaríamos de contar com o governo brasileiro contra atos de terrorismo em massa”, disse embaixada

Segundo Tkach, os russos tinham como objetivo atrapalhar a contraofensiva militar ucraniana, na tentativa de recuperar terreno na região e fazer as forças russas recuarem. Segundo ele, os danos causados pelos russos pretendiam ainda provocar mortes, seja de civis ou militares. O diplomata afirmou que Kiev ainda não contabilizou as vítimas.

Para Ucrânia, explosão da barragem é o maior desastre causado pelo homem na Europa nas últimas décadas Foto: EFE/EPA/MAXAR TECHNOLOGIES

Ucrânia critica silêncio do Brasil sobre explosão em barragem

Confira o conteúdo completo em Pleno News. Todos os Direitos Reservados.

Confira Também

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.