O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) formou maioria para condenar o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), por abuso de poder político e conduta vedada.
A ação, ajuizada pelo PSOL (Partido Socialismo e Liberdade), teve seu julgamento interrompido no último voto, após um pedido de vistas – quando o magistrado pede mais tempo para analisar detalhadamente os autos do processo.
Seis dos sete desembargadores que analisam o caso já votaram pela condenação do prefeito da capital fluminense, que é pré-candidato à reeleição em 2020.
Não há um prazo limite para que o processo retorne do pedido de vistas e seja liberado para julgamento. No entanto, tudo indica que o caso será decidido ainda nesta semana.
Marcelo Crivella é acusado de utilizar veículos e funcionários da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) a fim de promover um evento de campanha de seu filho Marcelo Hodge Crivella, quando ele tentou se eleger deputado federal, em 2018.
O prefeito do Rio de Janeiro emitiu nota oficial e afirmou que recorrerá da decisão tão logo seja concluído o julgamento no TRE.