23.7 C
Marataizes
quinta-feira, dezembro 12, 2024
23.7 C
Marataizes
quinta-feira, 12 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasTrabalhar no Canadá: país abre oportunidades para imigrantes

Trabalhar no Canadá: país abre oportunidades para imigrantes

Pessoas em busca de oportunidades no mercado de trabalho podem contar com a opção de trabalhar no Canadá; país tem vagas em áreas como construção civil, logística e saúde.

Segundo informações do Statistics Canada, departamento do governo federal canadense responsável por compilar estatísticas sobre a população do Canadá, como dados econômicos, sociais e culturais, há quase um milhão de vagas de emprego trabalhar no Canadá.

Com tantas vagas em aberto, o país espera atrair até o ano que vem um milhão de estrangeiros. Contudo, o processo para conseguir um visto é rigoroso.

O país de 38 milhões de habitantes recebeu, só nos primeiros nove meses de 2021, 1,3 milhão de pedidos de entrada de estrangeiros.

O Canadá vem desenvolvendo planos para atrair trabalhadores qualificados há algum tempo.

Todos os anos, o setor de Imigração atualiza seu programa de seleção muito rigoroso com metas para quantos imigrantes serão aceitos. O plano atual é receber 1,2 milhão de pessoas entre 2021 e 2023, um aumento de 20% em relação à meta estabelecida em 2020.

Sobre as vagas para trabalhar no Canadá, alguns segmentos tiveram um aumento mais significativo no número de vagas no último semestre.

Os principais setores com vagas são:

  1. Construção civil;
  2. Setor de logística e suprimentos;
  3. Saúde e assistência social.
trabalhar no Canadá
Toronto, capital da província de Ontário. Foto: Pixabay

Como conseguir um visto para o Canadá?

De acordo com o governo canadense, para trabalhar no país como estrangeiro geralmente os imigrantes precisam solicitar uma permissão de trabalho, mas há exceções. Por exemplo, se você é um líder religioso, artista ou estudante da área da saúde.

Além disso, o processo também dependerá do tipo de licença necessária, pois existem dois tipos no Canadá: Permissão de Trabalho Aberta ou Permissão de Trabalho Específica do Empregador. Vejamos as diferenças:

Permissão de Trabalho Aberta para trabalhar no Canadá

Esta permissão permite que você trabalhe para qualquer empregador no Canadá.

Aqueles que podem solicitar uma permissão de trabalho aberta incluem estudantes internacionais elegíveis, estudantes que não podem pagar a formação.

E também familiares dependentes daqueles que solicitaram residência permanente, trabalhadores qualificados ou cônjuges, ou parceiros de estudantes internacionais, refugiados e outros.

Permissão de Trabalho Específica do Empregador

Esta permissão só permite que você trabalhe em áreas conforme especificado em sua permissão de trabalho.

A permissão, nesse caso, indica o nome do empregador para o qual você pode trabalhar, quando e onde você pode exercer suas funções.

Por exemplo, se você é um acadêmico, trabalha em produção de televisão ou cinema, atleta profissional ou empresário, pode ser elegível para uma permissão de trabalho específica de seu empregador.

Bandeira do Canadá
O país de 38 milhões de habitantes recebeu, só nos primeiros nove meses de 2021, 1,3 milhão de pedidos de entrada de estrangeiros. Foto: Pixabay

Solicitação da autorização para trabalhar no Canadá

Antes de poder solicitar uma permissão de trabalho, os candidatos devem ter uma oferta de trabalho, contrato, uma cópia da Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (conhecido pela sigla EIMT) e um número EIMT.

De acordo com o governo canadense, na maioria dos casos, os empregadores precisarão de um EIMT, que é um documento necessário para contratar trabalhadores estrangeiros.

No entanto, algumas oportunidades de emprego não são afetadas pela Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho.

Porém, mesmo que um trabalho esteja isento do EIMT, os candidatos devem atender aos requisitos de elegibilidade para uma permissão de trabalho.

Portanto, independentemente da candidatura ao emprego e de onde a candidatura é feita, a pessoa deve:

  • Provar que deixará o Canadá quando sua permissão de trabalho expirar;
  • Comprovar que tem dinheiro suficiente para cobrir sua estadia no Canadá e as despesas de sua família e retornar ao seu país de origem;
  • Antecedentes criminais;
  • Comprovação de boa saúde;
  • Não planejar trabalhar para um empregador classificado como “inelegível”;
  • Não planeja trabalhar para um empregador que oferece regularmente strip-tease, serviços de acompanhantes ou massagens eróticas;
  • Fornecer ao funcionário todos os documentos necessários para provar que você pode entrar no país.

Confira Também