24.8 C
Marataizes
domingo, dezembro 15, 2024
24.8 C
Marataizes
domingo, 15 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasJustiçaTJES: Tribunal de Justiça do Espírito Santo sedia III Congresso Brasileiro de...

TJES: Tribunal de Justiça do Espírito Santo sedia III Congresso Brasileiro de Direito de Família e Psicanálise

Evento aconteceu nesta quinta e sexta-feira (03 e 04/11), no Tribunal Pleno do Palácio da Justiça.

O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), desembargador Fabio Clem de Oliveira, participou da abertura da terceira edição do Congresso Brasileiro de Direito de Família e Psicanálise, que aconteceu na noite da última quinta-feira (03/11), no Salão Pleno do Palácio da Justiça.

O evento continuou nesta sexta-feira (04/11) e trouxe temas como os direitos dos afetos, o diálogo entre o direito e a psicanálise, as complicações jurídicas e psíquicas das adoções, as várias faces da violência doméstica, estelionato sentimental e a ética do cuidado.

Para o chefe do Poder Judiciário estadual, que ficou encarregado de dar as boas-vindas às pessoas presentes, “a cada vez que nos dispomos a sentar para conversar sobre assuntos tão importantes, nós damos um passo a frente na solução desses problemas com os quais costumamos conviver no dia a dia, na busca de uma solução sempre conciliatória”.

A supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJES (Nupemec), desembargadora Janete Vargas Simões ressaltou que, hoje, vivemos mudanças culturais nas relações humanas, que trazem para a família diversas alterações em sua organização, que tocam tanto a área do direito como o campo da psicanálise.

A supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJES (Nupemec), desembargadora Janete Vargas Simões.

“Os integrantes da família, quando não conseguem resolver os seus próprios conflitos, na procura de um lugar para discutirem o que restou dos sonhos, dos amores, dos afetos, do respeito e do equilíbrio, trazem para o Poder Judiciário a responsabilidade de decidir aquilo que eles deveriam decidir, e só é possível com a interlocução com os diversos campos do saber, por isso então a importância do nosso evento”, enfatizou a supervisora do Nupemec.

Mesa de abertura do congresso.

A mesa de abertura do congresso também contou com a presença da procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Luciana Gomes Ferreira de Andrade, a representante da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória, Vera Saleme Colnago, a coordenadora do Fórum Clínico da Infância e Adolescência da Escola Lacaniana, Claudia Pretti Vasconcelos Pelegrini, e a presidente da Associação dos Magistrados do Espírito Santo (Amages), desembargadora Marianne Júdice de Mattos.

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Luciana Gomes Ferreira de Andrade.

A procuradora do MPES parabenizou as organizadoras do evento e lembrou que a Constituição protege todas as formas de família, todas as formas de afeto, inclusive contra a violência. E a psicanalista Cláudia Pelegrini enfatizou que a interlocução propiciada pelo encontro permite a ampliação do olhar por profissionais dos dois campos de atuação, da psicanálise e do direito.

Vera Saleme Colnago, mulher de pele branca e cabelos escuros. Ela usa óculos e um vestido na cor preta.

Já à psicanalista Vera Saleme coube a coordenação da primeira conferência, sobre o tema, Direito dos afetos, que teve a participação do psicanalista e advogado Júlio Braga, do Rio de Janeiro, como conferencista, e do desembargador do TJES, Júlio Cesar Costa de Oliveira, como debatedor.

O conferencista destacou que, quando advoga por um direito dos afetos, busca potencializar os afetos de cada cliente, paciente, em suas relações múltiplas, para usar todos os recursos mais possíveis a uma boa causa. E, concluiu, ao parafrasear Emicida, que é no encontro, num encontro como este, que nossa existência faz sentido.

Macrodesafios:

  • Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos
  • Fortalecimento da relação institucional do Judiciário com a Sociedade

Vitória, 04 de novembro de 2022

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | elcrsilva@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça do Espírito Santo – TJES.

Editor
Editor
Roberta Carvalho editora do Portal Maratimba

Confira Também