Juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça
esteve na Unis de Linhares e depois visitou a Unis de Cariacica e o Ciase em Vitória.
O juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Edinaldo César Santos Júnior, esteve no Espírito Santo na última semana, em missão com o objetivo de conhecer melhor o funcionamento do sistema socioeducativo no Estado e avaliar o atendimento que tem sido prestado aos adolescentes em conflito com a lei.
O magistrado estava acompanhado da coordenadora científica da UMF/CNJ, doutora Flavia Piovesan, a coordenadora-executiva da UMF, Andrea de Souza Perdigão, além da defensora pública Juliana Linhares de Aguiar Lopes (UMF).
Também estavam presentes o supervisor da Coordenadoria das Varas da Infância e da Juventude do Estado, desembargador Jorge Henrique Valle dos Santos, bem como o coordenador, juiz Arion Mergár, além do juiz Vladson Couto Bittencourt, da 3ª Vara da Infância e da Juventude de Vitória.
Os representantes do CNJ conheceram as instalações das unidades socioeducativas de Linhares e Cariacica (Unis-Cariacica) e conversaram com magistrados, servidores, gerentes, agentes, profissionais de saúde e com os próprios adolescentes socioeducandos. Também foram homenageados com uma apresentação musical durante visita ao Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), em Vitória.
A juíza Richarda Littig, do Ciase, recepcionou a todos, apresentando as instalações. Estavam presentes, ainda, representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Polícia Civil e do IASES.
Ao final da apresentação, o juiz Ednaldo César falou a todos os presentes sobre suas impressões:
“Infelizmente a ministra Rosa Weber não pode estar conosco, mas nos deu a possibilidade de, enquanto expectadores, assistir a um coral como este hoje à tarde. De logo eu quero agradecer a vocês, essa comunidade socioeducativa da qual o dr. Vladson fez referência, e dizer da minha alegria, porque a gente vem andando por tantos lugares desse país nesse último ano, mas ainda não tínhamos visto algo nesse sentido, de união entre todos aqueles que fazem a comunidade socioeducativa. Então é um prazer e uma honra estar aqui neste momento e, sem sombra de dúvidas, levarei à ministra Rosa Weber toda essa sensação de alegria e beleza desse encontro que nós tivemos aqui”, destacou o magistrado.
“Além disso, nós tivemos a possibilidade de ir à Unis Norte, em Linhares, e hoje pela manhã conhecer a Unis da Grande Vitória e quero dizer que estamos muito animados com tudo aquilo que conseguimos até agora com relação à socioeducação no Estado do Espírito Santo. Mas nós não estamos animados porque acreditamos que está tudo bom. Estamos animados porque sabemos que, a partir de tudo aquilo que temos conversado no último ano, em especial, estamos caminhando muito bem para avanços muito importantes e, com certeza, não estamos sozinhos nessa caminhada. Nós temos aprendido como pessoas que trabalham na área da infância e juventude que nós precisamos trabalhar em rede, nós precisamos trabalhar de maneira interinstitucional, uns com os outros para fazer as diferenças necessárias que precisam acontecer”, disse ainda.
E aos adolescentes que aqui nos ouvem eu digo: tenham absoluta certeza de que o Estado do Espírito Santo, as instituições, tem pensado em vocês. Mas, mais do que isso, falando da minha casa: o Conselho Nacional de Justiça incansavelmente tem pensado na socioeducação. Continuem contando conosco nessa grande viagem com rumo certo, que é uma socieducação forte. Nosso olhar para nossas adolescentes e nossos adolescentes precisa ser outro. Não pode ser um olhar de quem pensa em sistema penitenciário. Que junto com todos vocês isso se torne uma grande realidade pro Espírito Santo e todo o Estado Brasileiro!”, concluiu o magistrado.
Macrodesafios:
– Fortalecimento da relação insterinstitucional do Poder Judiciário com a Sociedade
– Garantia dos Direitos Fundamentais
Vitória, 21 de agosto de 2023
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Maira Ferreira | mpferreira@tjes.jus.br
Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça do Espírito Santo – TJES.