23.4 C
Marataizes
segunda-feira, dezembro 23, 2024
23.4 C
Marataizes
segunda-feira, 23 dezembro 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasJustiçaTJES: Fórum de Cariacica recebe jovens da Fundação Fé e Alegria na...

TJES: Fórum de Cariacica recebe jovens da Fundação Fé e Alegria na semana do Dia da Educação

Os participantes também assistiram palestras sobre o funcionamento do Judiciário e sobre a importância do diálogo para resolução de conflitos.

Nesta semana, 15 adolescentes participantes da Fundação Fé e Alegria visitaram o Fórum de Cariacica, onde puderam conhecer o espaço, assistir a uma audiência, ter um momento de conversa com o diretor do foro, juiz Adriano Correa de Mello, e assistir a quatro palestras acerca do funcionamento do Poder Judiciário e da importância do diálogo e de caminhos não violentos para a resolução de conflitos.

A visita foi fruto de uma parceria entre o Fórum de Cariacica e a Fundação, firmada durante uma ação no período natalino que arrecadou doações de alimentos e roupas. A iniciativa busca conhecer instituições sociais de apoio a crianças e adolescentes com maiores necessidades no município de Cariacica.

Organizada pela assistente administrativa da direção do Fórum de Cariacica, Viviana Tibério e considerando o dia da educação, comemorado no dia 28 de abril, a visita monitorada teve o intuito de aproximar os jovens e o Poder Judiciário, além de apresentar novas perspectivas de vida.

O juiz Adriano Correa de Mello acredita que a oportunidade pode ampliar os horizontes dos adolescentes. “Desejamos que possam sair motivados e possam manter vivos os seus sonhos, para que, através da fé, do trabalho e do estudo, possam ajudar a mudar a realidade em que estão inseridos”, expressou.

Thiago Laranja é assessor de juiz e iniciou a sequência de palestras. Para ele o momento ofereceu aos jovens uma experiência positiva. “Acredito que possa ter somado algo na formação deles para poder viabilizar, de fato, algo nesse acesso, e para poder dar uma perspectiva de alguém que teve um passado próximo, não igual, mas similar, estudando em escola pública e acessando faculdade particular com programa de bolsa”, destacou o servidor.

A Instrutora de Mediação e Conciliação e a Assistente Social da Equipe Multidisciplinar, Marcia Monteiro e Renata Santiago, ministraram palestras que apresentaram a importância do diálogo, da empatia e da inteligência emocional nas relações de trabalho e para a resolução de problemas, sem que haja a necessidade de métodos punitivos ou uso de violência. As servidoras entendem que ações como essa promovem mudanças futuras e relações mais saudáveis, com uma comunicação não violenta e construções mútuas nas convivências.

Além disso, o Coordenador Estadual do Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd), capitão Leonardo Stein, dedicou sua fala à consciência de combater as drogas e encontrar outros caminhos que ofereçam uma felicidade palpável e não ilusória.

O coordenador da Fundação, André Patrick Marinho, acompanhou o grupo e considerou a visita um divisor de águas, inserindo os jovens em um novo mundo. “A gente consegue visualizar aqui, na prática, muitas carreiras, isso é importante para eles e para nós, nessa construção”, pontuou ele.

Vitória, 28 de abril de 2023

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Texto: Layna Cruz | lascruz@tjes.jus.br

Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES

imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça do Espírito Santo – TJES.

Editor
Editor
Roberta Carvalho editora do Portal Maratimba

Confira Também