O desembargador Sérgio Ricardo de Souza e o desembargador Raimundo Siqueira Ribeiro foram promovidos no dia 30/09, por votação do Pleno do TJES.
O Pleno do Tribunal da Justiça do Espírito Santo (TJES) elegeu no dia 30/09 o desembargador Sérgio Ricardo de Souza, pelo critério de merecimento, e o desembargador Raimundo Siqueira Ribeiro, pelo critério de antiguidade, os quais tomaram posse solene de seus novos cargos nesta quinta-feira (03/11).
Confira os currículos dos novos desembargadores:
Desembargador Sérgio Ricardo de Souza
Graduado em direito pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, possui mestrado em Direitos e Garantias Constitucionais pelo Instituto de Ensino Superior de Vitória – IESV, doutorado em Ciências Jurídico Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino – UMSA e doutorado em Ciências Jurídico Criminais pela Universidade de Coimbra – UC. Além disso, o desembargador possui pós-doutorado em Democracia e Direitos Humanos pela UC.
Foi sargento da polícia militar, integrante da polícia civil e advogado em um banco.
Tendo iniciado sua carreira na magistratura em 1994, o desembargador Sérgio Ricardo de Souza atuou como juiz de direito, diretor de fórum e juiz eleitoral por 7 anos na Comarca de Nova Venécia. E, recentemente, ocupou o cargo de juiz titular da 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual Privativa das Execuções Fiscais de Vitória.
Na Associação dos Magistrados do Espírito Santo – Amages, foi presidente por duas gestões. Em 2019, ocupou o posto de diretor adjunto da Escola Nacional de Magistratura do Espírito Santo – ENM/AMB, cargo que continua exercendo.
Em 2020, foi juiz auxiliar da Presidência do Superior Tribunal de Justiça – STJ, onde permaneceu até o ano de 2022. E desde 2013, é professor efetivo do Departamento de Direito da UFES.
Desembargador Raimundo Siqueira Ribeiro
O desembargador Raimundo Siqueira Ribeiro é formado em direito pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, bem como bacharel em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória, e mestre em Direito na área de Concentração Instituições Jurídico Políticas pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Foi advogado, professor em faculdades, colégios e em instituições como a Escola do Ministério Público e a Escola da Magistratura.
Sua carreira na magistratura foi iniciada em 1990, quando atuou como juiz de direito em distintas Varas da Capital do Estado.
No Tribunal de Justiça do Espírito Santo substituiu por diversas vezes outros desembargadores.
Também assumiu o cargo de juiz Assessor da Presidência no período de 2000 a 2001. E nos biênios de 1998/1999, 2008/2009 e 2014/2015, preencheu posto na Corregedoria como juiz corregedor.
Vitória, 03 de novembro de 2022
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social
Texto: Layna Cruz | lascruz@tjes.jus.br
Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça do Espírito Santo – TJES.