Desembargadores Pedro Valls, Jorge Henrique Valle e Raphael Câmara participaram do encontro virtual.
Representantes dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente (CRIAD) se reuniram, virtualmente, na tarde desta sexta-feira (04), com os desembargadores Pedro Valls Feu Rosa, presidente do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e da Comunicação do TJES, Jorge Henrique Valle dos Santos, supervisor das Varas da Infância e da Juventude, e Raphael Americano Câmara, idealizador do aplicativo Infância Segura, para tratar de melhorias no programa.
O aplicativo reúne, em uma única plataforma digital, canais de contato para a realização de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Os telefones e e-mails dos órgãos competentes são direcionados pelo próprio programa. Todas essas informações ainda estão disponíveis em: https://infanciasegura.com.br/.
O desembargador Pedro Valls Feu Rosa agradeceu pelo carinho e atenção de todas as pessoas, integrantes dos Conselhos, que se dispuseram a participar da reunião e contribuir com o aprimoramento do aplicativo, cujo lançamento oficial está previsto para acontecer até setembro.
Da mesma forma, o desembargador Jorge Henrique Valle dos Santos, que será o gestor do aplicativo após a entrega, destacou que a Supervisão das Varas da Infância e da Juventude do TJES está à disposição para contribuir com os trabalhos em prol das crianças e dos adolescentes.
O idealizador do aplicativo, desembargador Raphael Câmara, explicou que este seria apenas um primeiro encontro com o propósito de ouvir ideias e opiniões de integrantes do Conselho a respeito das informações que consideram importante incluir na plataforma para que ela possa ser cada vez mais útil.
Câmara também explicou que o programa, gratuito e intuitivo, foi criado essencialmente para ser um canal de denúncias, pensando naquela criança que está em estado emergencial e de maior risco, mas também com um espaço para cartilhas, esclarecimentos e informações públicas, que condensa todo o sistema de rede de proteção.
Keila Bárbara Ribeiro, presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (Criad), ressaltou que o aplicativo vai ao encontro dos anseios dos conselhos municipais e sugeriu a inserção de outras cartilhas educativas e de um espaço com linguagem acessível, que converse diretamente com crianças e adolescentes.
Vitória, 04 de agosto de 2023
Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva | imprensa@tjes.jus.br
Maira Ferreira
Assessora de Comunicação do TJES
Fonte: Tribunal de Justiça do Espírito Santo – TJES.