21.6 C
Marataizes
terça-feira, julho 15, 2025
15 de julho de 2025
NotíciasPolíticaTexto votação para Mesa da Câmara suspender deputado será hoje

Texto votação para Mesa da Câmara suspender deputado será hoje

O projeto de resolução que está em votação na Câmara dos Deputados é um assunto de extrema relevância e gera intensos debates entre os parlamentares. A proposta visa dar poder para a Mesa Diretora suspender, por até seis meses, o mandato de um deputado federal acusado de quebra de decoro parlamentar.

Resistências e argumentos

Por um lado, há quem veja a medida como um exagero, concedendo demasiado poder à Mesa Diretora. De acordo com o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), a proposta poderia ser utilizada para perseguir adversários políticos e proteger aliados. A oposição, composta pelos partidos PSOL, Rede e Novo, em conjunto com parte do PL, o maior partido da casa, se posicionaram contra a urgência do projeto.

Defesa da proposta

Por outro lado, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), argumenta que a medida é necessária para conter os ânimos na Casa, diante de casos frequentes de agressões verbais e tentativas de confrontos físicos. Ele destaca que a proposta não representa uma usurpação de competências, mas sim uma medida cautelar em situações gravíssimas, como as que têm ocorrido repetidamente.

Detalhes da proposta

O projeto prevê que a Mesa Diretora poderá apresentar uma representação contra um parlamentar por quebra de decoro. Após conhecimento do fato que motivou a representação, o colegiado terá 15 dias para suspender o mandato do deputado por meio de uma medida cautelar. Essa suspensão será comunicada ao Conselho de Ética, que terá o mesmo prazo para acolher ou rejeitar a decisão da Mesa.

Possibilidade de recursos e prerrogativas

Além disso, o texto estabelece que os presidentes das comissões terão as mesmas prerrogativas do presidente da Câmara para manter a ordem durante as reuniões, podendo aplicar advertências ou censuras caso algum deputado perturbe os trabalhos. Atualmente, um deputado só pode ser suspenso após decisão do plenário, seguindo deliberação do Conselho de Ética.

Contexto e motivação

A proposta surge em meio a eventos recentes de violência verbal e quase física entre parlamentares, como o incidente envolvendo os deputados André Janones e Nikolas Ferreira. Esses embates acalorados geraram críticas e culminaram na apresentação do projeto de resolução por parte de Arthur Lira.

Diante desse cenário, a votação do projeto 32/24 representa um teste para a capacidade da Câmara em lidar com conflitos internos e manter o respeito e a ordem durante as discussões políticas. A decisão final dos parlamentares terá impacto não apenas no funcionamento da Casa, mas também na percepção da sociedade sobre a ética e a conduta dos representantes eleitos.

Confira Também

Editor
Editor
Roberta Carvalho editora do Portal Maratimba