Club León é excluído do Mundial de Clubes da FIFA
O Club León, do México, teve sua exclusão confirmada do Mundial de Clubes da FIFA após o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) rejeitar seu recurso. A decisão foi anunciada pela entidade com sede em Lausanne, Suíça, nesta terça-feira.
O TAS informou que "rejeitou os recursos interpostos pelo Club León, Club de Fútbol Pachuca e pela Associação Liga Deportiva Alajuelense contra as decisões da FIFA a respeito da Copa do Mundo de Clubes de 2025." A análise dos recursos foi feita por um painel de especialistas, presidido pelo paraguaio Roberto Moreno, com a participação do italiano Massimo Coccio e do brasileiro Daniel Cravo Souza.
Diante desse resultado, cabe à FIFA designar a equipe que substituirá o León na competição. A entidade já havia anunciado, no mês anterior, planos para organizar uma repescagem entre o Los Angeles FC, vice-campeão da CONCACAF em 2023, e o América, considerado o time mais bem classificado no ranking da confederação.
Em resposta à decisão do TAS, o Club León emitiu um comunicado expressando sua frustração. A nota da instituição menciona: "A decisão foi muito dura, os adversários muito influentes, a pressão muito intensa e os riscos muito altos. Como instituição, assumimos o custo e as consequências de tal processo, mas quem mais sofreu durante esse processo foi o nosso povo: torcedores e jogadores de futebol mereciam mais respeito."
O León, campeão da CONCACAF em 2023, havia sido incluído no sorteio em dezembro, sendo colocado no Grupo D, ondeC junto a Chelsea, Flamengo e Esperance. A inclusão do colombiano James Rodríguez no elenco em janeiro foi um movimento estratégico com o torneio em mente. Entretanto, em março, a exclusão do time foi revelada devido à violação de regulamentos relacionados à multipropriedade de clubes, uma vez que Pachuca e León compartilham um proprietário comum (Grupo Pachuca).
O Alajuelense, da Costa Rica, denunciou a participação dos dois clubes mexicanos no Mundial, cuja primeira edição está marcada para ocorrer entre 15 de junho e 13 de julho nos Estados Unidos, reunindo 32 equipes de todas as confederações.
Foto: Divulgação / FIFA