23.2 C
Marataizes
terça-feira, julho 2, 2024
23.2 C
Marataizes
terça-feira, 2 julho 2024
Slideshow de Imagens Slideshow de Imagens
NotíciasPolíticaSuspensão em SP: Projeto de multa a quem doar marmita é revogado.

Suspensão em SP: Projeto de multa a quem doar marmita é revogado.

O vereador Rubinho Nunes, de União-SP, decidiu suspender a tramitação de um projeto de lei que causou polêmica. O projeto previa multa de R$ 17 mil para quem distribuísse marmitas a pessoas em situação de rua em São Paulo. Após a repercussão negativa, o vereador afirmou que irá debater o assunto com organizações não governamentais e demais instituições para aperfeiçoar o texto.

O objetivo do projeto era ampliar a distribuição alimentar, evitar desperdícios e acolher as pessoas vulneráveis de forma digna. No entanto, a prefeitura de São Paulo sinalizou que o prefeito Ricardo Nunes poderá vetar o projeto, caso seja aprovado em segunda votação.

O projeto trazia regras para a distribuição das marmitas, como a necessidade das entidades terem uma razão social registrada, identificação obrigatória dos voluntários e elaboração de um plano detalhado de distribuição dos alimentos. Além disso, as entidades deveriam fazer a limpeza da área antes e depois da distribuição e seguir padrões de higiene na preparação dos alimentos.

As autorizações para distribuir as marmitas teriam validade de um ano e os locais de preparação dos alimentos precisariam passar por vistoria prévia dos órgãos de vigilância sanitária. Tanto organizações não governamentais quanto pessoas físicas estariam sujeitas às regras do projeto.

Atualmente, a prefeitura de São Paulo possui programas de segurança alimentar que atendem a população vulnerável em todas as regiões da cidade, sem a necessidade do Termo de Permissão de Uso para entrega de alimentação às pessoas em situação de rua.

Editor
Editor
Roberta Carvalho editora do Portal Maratimba

Confira Também